Dimenstein: a melhor coluna sobre o vazamento das conversas de Moro

Por: Redação | Comunicar erro

Este foi, até aqui, o melhor e mais ponderado comentário sobre o vazamento das conversas do ministro Sérgio Moro com procuradores. O texto é de Helio Gurovitz e foi publicado no site G1. Veja trechos:

Crédito: Reprodução/Rafael Marchante/ReutersSérgio Moro, ministro da Justiça

“As mensagens trocadas […] geram um embaraço inédito aos envolvidos. Darão margem a questionamento na Justiça, mas não veio à tona nenhuma prova inequívoca capaz de invalidar as investigações. Pelo menos até agora.
Nenhum juiz deveria trocar mensagens com procuradores, nem com qualquer parte envolvida nos processos que julga. Os códigos de ética brasileiros vedam toda intervenção de magistrados na condução de investigações”, afirma Gurovitz em sua coluna.

“Proximidade irregular”

Ainda segundo o jornalista, “as mensagens reveladas deixam claro que havia, no mínimo, uma proximidade irregular entre Moro e Deltan Dallagnol, o chefe da força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF)”. “Mas não necessariamente promiscuidade. Para comprovar a ‘suspeição’ e invalidar as sentenças de Moro, será necessário demonstrar ação coordenada em intervenções específicas.”

O colunista, porém, salienta que os trechos revelados até agora não são inócuos. “Trata-se de um embaraço para uma força-tarefa que sempre se proclamou apartidária. Procuradores não deveriam manifestar preferência política, nem a favor nem contra qualquer candidato. […] A situação de Moro no governo já era delicada. […] As revelações sobre os bastidores da Lava Jato o deixarão ainda mais frágil, num momento em que depende do Congresso para aprovar a legislação que endurece o combate ao crime e à corrupção.”

Compartilhe:

1 / 8
1
03:33
O desequilíbrio de Bolsonaro na demissão de Joaquim Levy
O economista Joaquim Levy deixou a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) neste domingo, 16. A …
2
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
3
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
4
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
5
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
6
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
7
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO
8
03:27
Apropriação Cultural
Apropriação Cultural