Dimenstein: a melhor coluna sobre o vazamento das conversas de Moro

Por: Redação Comunicar erro

Este foi, até aqui, o melhor e mais ponderado comentário sobre o vazamento das conversas do ministro Sérgio Moro com procuradores. O texto é de Helio Gurovitz e foi publicado no site G1. Veja trechos:

Crédito: Reprodução/Rafael Marchante/ReutersSérgio Moro, ministro da Justiça

“As mensagens trocadas […] geram um embaraço inédito aos envolvidos. Darão margem a questionamento na Justiça, mas não veio à tona nenhuma prova inequívoca capaz de invalidar as investigações. Pelo menos até agora.
Nenhum juiz deveria trocar mensagens com procuradores, nem com qualquer parte envolvida nos processos que julga. Os códigos de ética brasileiros vedam toda intervenção de magistrados na condução de investigações”, afirma Gurovitz em sua coluna.

“Proximidade irregular”

Ainda segundo o jornalista, “as mensagens reveladas deixam claro que havia, no mínimo, uma proximidade irregular entre Moro e Deltan Dallagnol, o chefe da força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF)”. “Mas não necessariamente promiscuidade. Para comprovar a ‘suspeição’ e invalidar as sentenças de Moro, será necessário demonstrar ação coordenada em intervenções específicas.”

O colunista, porém, salienta que os trechos revelados até agora não são inócuos. “Trata-se de um embaraço para uma força-tarefa que sempre se proclamou apartidária. Procuradores não deveriam manifestar preferência política, nem a favor nem contra qualquer candidato. […] A situação de Moro no governo já era delicada. […] As revelações sobre os bastidores da Lava Jato o deixarão ainda mais frágil, num momento em que depende do Congresso para aprovar a legislação que endurece o combate ao crime e à corrupção.”

Compartilhe:

1 / 8
1
03:23
Eduardo Bolsonaro será o embaixador mais caro da história do Brasil
Reportagem publicada na Folha de São Paulo nesta segunda-feira, 16, mostra que o esforço desesperado de Jair Bolsonaro para evitar …
2
05:04
Jornalista ‘canalha’ ensina interpretação de texto a Carlos Bolsonaro
Carlos Bolsonaro chamou jornalistas de ‘canalhas’, em novo post, no seu Twitter, nesta terça-feira, 10, após se justificar sobre seu …
3
03:50
Bolsonaro leva uma facada do seu filho Carlos no hospital
Enquanto começa a recuperação da cirurgia, Jair Bolsonaro vai ter que responder com urgência a facada que seu filho Carlos …
4
03:38
Aliança Bolsonaro, Edir Macedo e Silvio Santos vai acabar mal
A foto está em todos os lados: no jantar ontem no Palácio da Alvorada, Bolsonaro ao lado de Silvio Santos, …
5
02:40
A pornografia de Marcelo Crivella
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …
6
05:01
A paranoia de Bolsonaro com os seus aliados de governo
O presidente Jair Bolsonaro parece viver em um constante estado de alerta enquanto aguarda que algo ruim aconteça com o …
7
04:32
Um jeito provocativo de comemorar o Dia da Amazônia
O que você diria ao ver uma placa de vende-se em frente ao Parque Trianon, na Av. Paulista? O local …
8
03:44
Catraca Livre celebra em 7 de setembro o Dia dos Independentes
No dia 7 de Setembro, vamos comemorar o Dia dos Independentes com um show simbólico. Simbólico porque define o que …