Dimenstein: o melhor editorial sobre a educação na era Bolsonaro

Considerei esse o melhor editorial de um jornal escrito até agora sobre as trapalhadas de Bolsonaro no Ministério da Educação. O texto é do jornal “O Estado de S.Paulo”. Veja trechos:

“A obtusa visão do presidente Jair Bolsonaro sobre educação é tão perniciosa que anima vozes dos mais diferentes matizes político-ideológicos, tidas como irreconciliáveis, a sair em uníssono em defesa de uma área que está na espinha dorsal de qualquer plano para o desenvolvimento do Brasil que se pretende sério”, diz o jornal.

Também conforme o editorial, ex-ministros da Educação assinaram um manifesto no qual declaram ter “grande preocupação” com as políticas atuais. “No entender dos signatários, estas podem produzir ‘efeitos irreversíveis e até fatais’ num futuro não muito distante.”

Para o “Estadão”, Bolsonaro “abre as comportas de uma usina de preconceitos e desconhecimento” sobre o tema. Também “comete erros factuais inaceitáveis para quem ocupa o mais alto cargo do Poder Executivo federal.”

O jornal aponta desapreço por uma área vista como “o front de uma batalha ideológica […] que só existe em sua imaginação e na paranoia conspirativa de alguns membros de seu círculo de interlocutores”.

“O presidente Jair Bolsonaro pode receber todas essas manifestações de integrantes de governos passados com desdém ou com humildade. Não só o seu governo, mas o País tem muito a ganhar se a humildade prevalecer”, conclui o “Estadão”.