Dimenstein: a melhor coluna do dia sobre os retrocessos no Brasil

Por: Gilberto Dimenstein Comunicar erro

A jornalista Eliane Cantanhêde, do “Estadão”, fez a melhor coluna do dia sobre os retrocessos no Brasil. Em minha opinião, é irretocável.

Tocou nos pontos essenciais: estamos criando no Brasil — ou melhor, ampliando — a indústria da morte, estimulada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Segundo a jornalista, o governante “anuncia o fim da ‘indústria da multa’, mas pode estar reforçando a ‘indústria da morte’ com a obsessão pelas armas, o estímulo para converter carros em armas e a sensação de que, ao virar presidente, está livre para tornar suas convicções pessoais em agenda de Estado”. “Os papos com filhos e amigos agora viram MPs, decretos, projetos de lei. Danem-se especialistas, dados e pesquisas científicas”, diz.

“É possível que a base eleitoral de Bolsonaro ache tudo isso o maior barato, mas esse barato pode custar muito caro — em vidas humanas, em lesões irreversíveis e em custos para o sistema público de saúde, já tão depauperado”, afirma o texto.

Eliane Cantanhêde apresenta, ainda, a opinião do ex-deputado Beto Albuquerque (PSB), criador e presidente por dez anos da Frente do Trânsito da Câmara. “Espantado com as mudanças propostas por Bolsonaro, […] acusa: ‘O Brasil está na contramão, ou andando de marcha a ré’. Não é só no trânsito, deputado!”, finaliza.

Por: Gilberto Dimenstein

Jornalista, educador e fundador da Catraca Livre.

1 / 8
1
03:23
Eduardo Bolsonaro será o embaixador mais caro da história do Brasil
Reportagem publicada na Folha de São Paulo nesta segunda-feira, 16, mostra que o esforço desesperado de Jair Bolsonaro para evitar …
2
05:04
Jornalista ‘canalha’ ensina interpretação de texto a Carlos Bolsonaro
Carlos Bolsonaro chamou jornalistas de ‘canalhas’, em novo post, no seu Twitter, nesta terça-feira, 10, após se justificar sobre seu …
3
03:50
Bolsonaro leva uma facada do seu filho Carlos no hospital
Enquanto começa a recuperação da cirurgia, Jair Bolsonaro vai ter que responder com urgência a facada que seu filho Carlos …
4
03:38
Aliança Bolsonaro, Edir Macedo e Silvio Santos vai acabar mal
A foto está em todos os lados: no jantar ontem no Palácio da Alvorada, Bolsonaro ao lado de Silvio Santos, …
5
02:40
A pornografia de Marcelo Crivella
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …
6
05:01
A paranoia de Bolsonaro com os seus aliados de governo
O presidente Jair Bolsonaro parece viver em um constante estado de alerta enquanto aguarda que algo ruim aconteça com o …
7
04:32
Um jeito provocativo de comemorar o Dia da Amazônia
O que você diria ao ver uma placa de vende-se em frente ao Parque Trianon, na Av. Paulista? O local …
8
03:44
Catraca Livre celebra em 7 de setembro o Dia dos Independentes
No dia 7 de Setembro, vamos comemorar o Dia dos Independentes com um show simbólico. Simbólico porque define o que …