Dimenstein: a melhor coluna do dia sobre os retrocessos no Brasil

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

A jornalista Eliane Cantanhêde, do “Estadão”, fez a melhor coluna do dia sobre os retrocessos no Brasil. Em minha opinião, é irretocável.

Tocou nos pontos essenciais: estamos criando no Brasil — ou melhor, ampliando — a indústria da morte, estimulada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Segundo a jornalista, o governante “anuncia o fim da ‘indústria da multa’, mas pode estar reforçando a ‘indústria da morte’ com a obsessão pelas armas, o estímulo para converter carros em armas e a sensação de que, ao virar presidente, está livre para tornar suas convicções pessoais em agenda de Estado”. “Os papos com filhos e amigos agora viram MPs, decretos, projetos de lei. Danem-se especialistas, dados e pesquisas científicas”, diz.

“É possível que a base eleitoral de Bolsonaro ache tudo isso o maior barato, mas esse barato pode custar muito caro — em vidas humanas, em lesões irreversíveis e em custos para o sistema público de saúde, já tão depauperado”, afirma o texto.

Eliane Cantanhêde apresenta, ainda, a opinião do ex-deputado Beto Albuquerque (PSB), criador e presidente por dez anos da Frente do Trânsito da Câmara. “Espantado com as mudanças propostas por Bolsonaro, […] acusa: ‘O Brasil está na contramão, ou andando de marcha a ré’. Não é só no trânsito, deputado!”, finaliza.

Autor: Gilberto Dimenstein

Jornalista, educador e fundador da Catraca Livre.

1 / 8
1
03:33
O desequilíbrio de Bolsonaro na demissão de Joaquim Levy
O economista Joaquim Levy deixou a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) neste domingo, 16. A …
2
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
3
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
4
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
5
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
6
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
7
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO
8
03:27
Apropriação Cultural
Apropriação Cultural