Eliane Brum escreve um dos melhores textos sobre Bolsonaro

Um dos mais devastadores textos críticos contra o presidente Jair Bolsonaro foi escrito pela jornalista Eliane Brum no site do “El País”.

“Entre os tantos momentos graves vividos pelo Brasil desde que Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito presidente e passou a governar como antipresidente, este em que ele e sua família pregam abertamente um autogolpe é possivelmente o pior”, disse ela no texto. “E, a depender de como for enfrentado pela sociedade, outros piores virão.”

“Mesmo que as manifestações pelo autogolpe fracassem no domingo, o fato de um presidente incitá-las já é um passo largo demais na escalada autoritária”, continuou a jornalista. “É um pode tudo que numa democracia não pode”, opinou.

Segundo Eliane Brum, “a marcha do próximo domingo tem o DNA de Bolsonaro em todas as partes de seu corpo monstruoso”.

“De forma alguma é coincidência que Bolsonaro tente um autogolpe no momento em que o filho zeroum é investigado por desvio de dinheiro público, lavagem de dinheiro e organização criminosa. E no momento em que essa investigação pode alcançar outros familiares e também o chefe do clã. No momento em que essa investigação, que apenas começou, pode revelar um envolvimento criminoso com as milícias que dominam o Rio de Janeiro”, prosseguiu.

“Ninguém está impedindo Bolsonaro de governar, além dele mesmo e de seu clã. […] Bolsonaro não é um presidente, mas um chefe de clã ocupando a presidência. […] Depois de cinco meses de governo, a disputa de Bolsonaro agora é com a realidade”, concluiu Eliane Brum.