Estadão dá uma paulada no populismo de Bolsonaro

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

O recente relatório da ONG americana Freedom House faz um resumo das principais conclusões relativas ao estado da democracia em 2018.

Segundo o documento, o Brasil está entre os dez países em que houve “importantes acontecimentos” em 2018 “que afetaram sua trajetória democrática”, demandando, assim, “um especial escrutínio” em 2019.

Bolsonaro
Crédito: Rogério Melo/PR 

Em sua justificativa, a ONG diz que “Jair Bolsonaro capturou a presidência com uma retórica baseada no desdém pelos princípios democráticos”.

No estudo “Liberdade no Mundo – 2019”, que classifica os países como “livres”, “parcialmente livres” e “não livres”, o Brasil aparece no grupo dos “livres”, mas com degradação dos direitos civis e políticos, segundo revela o “Estadão” em seu editorial desta terça-feira.

“Diante desse cenário, abriu-se o caminho para os extremistas, pois ‘o centro político foi incapaz de dar soluções para a disrupção que esse processo causou”, diz o texto.

Segundo o jornal, “o discurso que vem cativando o eleitor frustrado é o que atribuiu às elites e à sua ‘velha política’ – leia-se, a democracia representativa liberal – a ‘erosão do padrão de vida dos cidadãos e das tradições nacionais’”.

1 / 8
1
02:32
Datafolha explica as vaias que Bolsonaro recebeu no Maracanã
Dois pontos da pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira, 8, pela Folha, mostram a pior notícia para Jair Bolsonaro. E se não …
2
03:33
O desequilíbrio de Bolsonaro na demissão de Joaquim Levy
O economista Joaquim Levy deixou a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) neste domingo, 16. A …
3
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
4
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
5
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
6
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
7
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
8
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO