Ex-ministros do Meio Ambiente criticam desmonte de Bolsonaro

Em encontros inéditos, sete ex-ministros do Ministério do Meio Ambiente nas gestões Temer, Dilma, Lula, FHC e Itamar se reuniram contra desmonte da promovido pelo presidente Jair Bolsonaro e o atual titular da pasta Ricardo Salles. A informação é do “O Globo”.

O encontro foi realizado no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

Ricardo Salles ao lado do presidente Jair Bolsonaro no dia da posse
Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil
Ricardo Salles ao lado do presidente Jair Bolsonaro no dia da posse

O grupo elaborou um documento em que critica a “série de ações, sem precedentes, que esvaziam a capacidade de formulação e implementação de políticas públicas do Ministério”.

No documento, os ex-ministros chamaram a atenção também para o impacto na credibilidade internacional do Brasil, em razão, segundo eles, da “demolição” no setor do meio ambiente.

Em nota, o ministro Ricardo Salles diz “que os signatários não indicam nenhum aspecto que colocaria em risco a imagem e credibilidade internacional do Brasil.

Segundo ele, o que causa prejuízo à imagem do Brasil não seria as mudanças da pasta, mas a “campanha de difamação promovida por ONGs e supostos especialistas” atribuindo as críticas a preconceito ideológico.

O ministro também defendeu a transferência da ANA para o Ministério do Desenvolvimento regional e do Serviço Florestal Brasileiro ao Ministério da Agricultura. De acordo com a nota, “ter a ANA no Ministério do Meio Ambiente não significou, até então, ter evoluído no tema. Ao contrário, mesmo com ela, nada fizeram.”