Facebook acusado de pagar jovens para espionar os celulares

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

Mais uma denúncia de invasão de privacidade a ser explicada pelo Facebook, acusando de espionar os celulares

Esse é um dos destaques do Canal Meio

Uma investigação do TechCrunch revelou que o Facebook vem desobedecendo de forma flagrante as regras da Apple para distribuir apps para iPhone que espionam o uso dos celulares.
O app se chama Facebook Research, está registrado como ‘de uso interno’, e usuários que têm entre 13 e 35 anos vêm sendo estimulados a instalá-lo em troca de pagamentos que chegam a US$ 20 por mês.
É um dinheiro tentador principalmente para o público alvo: adolescentes. Quem o baixa permite à rede social acesso a todos os apps que usa, as mensagens que troca, além de outros dados.
A empresa vê cada detalhe de como o celular é usado. Em agosto último, a Apple baniu a distribuição de Onavo, um app também do Facebook, usado com o mesmo objetivo.
Foi com detalhada descrição de como as pessoas usavam seus smartphones que o Facebook percebeu antes de todo o mercado como o WhatsApp vinha sendo utilizado por cada vez mais gente, o que levou à decisão de compra-lo.
Estes apps espiões dão uma imensa vantagem competitiva. Mas são proibidos pela Apple, que tem por marca garantir a privacidade de seus usuários.
Apps de ‘uso interno’ são permitidos para que empresas possam testar, apenas entre seus funcionários, novas tecnologias.
Facebook Research tem este tipo de permissão e não poderia ser distribuído para além da companhia.
Driblando a Apple, porém, está sendo feito. A revelação, principalmente após o alerta feito pela fabricante do iPhone em agosto, quando baniu o outro app, deverá provocar um sério estremecimento na relação entre as duas.

Compartilhe:

Autor: Gilberto Dimenstein

Jornalista, educador e fundador da Catraca Livre.

1 / 8
1
02:30
Mestres da Criatividade: tatuagens de crochê são sucesso mundial
Ideias criativas de tatuagens, como essas deste vídeo, são apenas um exemplo de vários outros que você vai encontrar na …
2
02:07
Detentas grávidas emocionam nas redes
Detentas grávidas ganharam ensaio fotográfico em um presídio na Paraíba. Os books são disponibilizados para as famílias e eternizam belos …
3
01:40
Cadeira de rodas feita por estudantes muda a vida de uma criança
No estado de Minnesota, Estados Unidos, estudantes do ensino médio da escola Farmington High School criaram uma cadeira de rodas …
4
10:29
Antônio Fagundes: Uma aula de disciplina com criatividade
Quem não se lembra do Pedro da dupla de caminhoneiros "Pedro e Bino", da série "Carga Pesada" na Rede Globo? …
5
05:30
Grávida aos 41 depois 30 sessões de quimioterapia
Beleza contra o câncer. Um diagnóstico que ninguém quer ouvir. 5 anos de tratamento contra um câncer de mama agressivo. Mastectomia dupla. O namorado …
6
47s
Poder da imaginação: videos mostram as coisas mais criativas
Um homem paraplégico que voltou a andar. Tatuagens que devolveram a autoestima de mulheres que passaram por mastectomia. E mil e uma …
7
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
8
09:15
A receita da paixão de Fernanda Montenegro
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …