Facebook acusado de pagar jovens para espionar os celulares

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

Mais uma denúncia de invasão de privacidade a ser explicada pelo Facebook, acusando de espionar os celulares

Esse é um dos destaques do Canal Meio

Uma investigação do TechCrunch revelou que o Facebook vem desobedecendo de forma flagrante as regras da Apple para distribuir apps para iPhone que espionam o uso dos celulares.
O app se chama Facebook Research, está registrado como ‘de uso interno’, e usuários que têm entre 13 e 35 anos vêm sendo estimulados a instalá-lo em troca de pagamentos que chegam a US$ 20 por mês.
É um dinheiro tentador principalmente para o público alvo: adolescentes. Quem o baixa permite à rede social acesso a todos os apps que usa, as mensagens que troca, além de outros dados.
A empresa vê cada detalhe de como o celular é usado. Em agosto último, a Apple baniu a distribuição de Onavo, um app também do Facebook, usado com o mesmo objetivo.
Foi com detalhada descrição de como as pessoas usavam seus smartphones que o Facebook percebeu antes de todo o mercado como o WhatsApp vinha sendo utilizado por cada vez mais gente, o que levou à decisão de compra-lo.
Estes apps espiões dão uma imensa vantagem competitiva. Mas são proibidos pela Apple, que tem por marca garantir a privacidade de seus usuários.
Apps de ‘uso interno’ são permitidos para que empresas possam testar, apenas entre seus funcionários, novas tecnologias.
Facebook Research tem este tipo de permissão e não poderia ser distribuído para além da companhia.
Driblando a Apple, porém, está sendo feito. A revelação, principalmente após o alerta feito pela fabricante do iPhone em agosto, quando baniu o outro app, deverá provocar um sério estremecimento na relação entre as duas.

Compartilhe:

Autor: Gilberto Dimenstein

Jornalista, educador e fundador da Catraca Livre.

1 / 8
1
03:33
O desequilíbrio de Bolsonaro na demissão de Joaquim Levy
O economista Joaquim Levy deixou a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) neste domingo, 16. A …
2
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
3
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
4
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
5
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
6
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
7
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO
8
03:27
Apropriação Cultural
Apropriação Cultural