Folha: Joana D’Arc foi condenada por não prestar contas à Fapesp

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

A química brasileira Joana D’Arc Félix de Sousa, que mentiu no currículo sobre pós-graduação em Harvard, foi condenada pela Justiça a devolver R$ 278 mil à Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) por não prestar contas de auxílios recebidos em uma pesquisa realizada em 2007.

Segundo reportagem da Folha, com juros e multa, o valor devido foi calculado em 2014 em R$ 369.294,42.

Crédito: Reprodução/youtubeJoana D’Arc não tem diploma de Harvard

A Justiça cobrou a pesquisadora “o ressarcimento dos valores em ao menos sete despachos entre 2013 e 2016, sem que houvesse manifestação da ré. Em maio de 2017, a ação foi suspensa por tempo indeterminado porque ela não possuía bens no valor da ação para serem penhorados”. Diz a reportagem da Folha.

A professora Joana D’Arc ganhou visibilidade na imprensa e em palestras como o TEDX por contar uma história de superação.

Sua trajetória estava prestes a virar  filme em co-produção da atriz Taís Araújo. Mas no começo da semana, o “Estadão” revelou que ela na verdade não concluiu um pós-doutorado em Harvard, como estava informado em seu currículo Lattes.

A informação foi modificada, citando o curso como “interrompido”.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
2
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
3
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
4
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
5
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
6
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO
7
03:27
Apropriação Cultural
Apropriação Cultural
8
03:50
DITADURA PROVOCA GUERRA NAS REDES