Gentili se diz honrado com apoio de Bolsonaro sobre condenação

Por: Gilberto Dimenstein

O apresentador e humorista Danilo Gentili se disse muito honrado com a solidariedade que recebeu do presidente Jair Bolsonaro sobre sua condenação a seis meses de prisão por injúria contra a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).

Assim como Gentili, Bolsonaro também foi condenado a pagar uma multa de R$ 10 mil reais por danos morais à parlamentar petista.

Jair Bolsonaro e Danilo Gentili no SBT
Créditos: Reprodução/SBT
Jair Bolsonaro e Danilo Gentili no SBT

“Muito honrado! Assim como nunca imaginei um dia ser condenado à prisão por protestar contra censura nunca imaginei também contar com apoio presidencial. Também fico aliviado por entender que esse post significa um registro do compromisso do governo com a liberdade de expressão”.

Pela manhã, o presidente Bolsonaro foi ao Twitter manifestar o apoio ao humorista. “Me solidarizo com o apresentador e comediante @DaniloGentili ao exercer seu direito de livre expressão e sua profissão, da qual, por vezes, eu mesmo sou alvo, mas compreendo que são piadas e faz parte do jogo, algo que infelizmente vale para uns e não para outros”, escreveu o presidente.

Entenda o caso

Em 2016, o apresentador do SBT publicou uma série de tuítes chamando a deputada Mario do Rosário de “falsa”, “cínica” e “nojenta”. Ao receber uma notificação extrajudicial pedindo que apagasse as mensagens, o humorista gravou vídeo rasgando o documento e colocando-o dentro das calças.

A sentença foi proferida pela 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo e  cabe recurso. No processo, a defesa de Danilo Gentili afirmou que as publicações tinham intenção humorística, justificativa que não foi aceita pela juíza federal Maria Isabel do Prado.