Globo: Cortes na educação unem estudantes contra Bolsonaro

Por: Gilberto Dimenstein

Os cortes na Educação e o ataque às universidades federais ameaçam produzir um efeito bumerangue para o governo. A avaliação é do jornalista Bernardo Mello Franco, do “O Globo”.

“Depois de quatro meses, Jair Bolsonaro enfrentou o primeiro protesto de peso. Os estudantes prometem um segundo round na quarta-feira (15). Foram convocadas manifestações em diversas capitais”.

Estudantes fazem ato contra cortes no orçamento da Educação
Créditos: Reprodução
Estudantes fazem ato contra cortes no orçamento da Educação

“O país já passou por outros arrochos, mas os governos simulavam constrangimento ao tirar verbas da Educação. Agora vive-se uma era de apologia da ignorância. Os cortes são festejados pelas autoridades, em tom de vingança contra o conhecimento. Cada bolsas de estudos a menos vira uma vitória sobre o “marxismo cultural”‘, diz o jornalista na coluna publicada neste domingo (12)

Para Bernardo Mello Franco, “a tesourada do MEC também ameaça despertar a oposição do sono profundo. Na noite de sexta, Fernando Haddad reapareceu na Cinelândia. O palanque reunia mais partidos do que a coligação eleitoral que o levou ao segundo turno. Faltou o PDT, onde Ciro Gomes tem perdido protagonismo para uma deputada de 25 anos”, completa.