Globo detona Bolsonaro e diz que ele joga contra o Brasil

Em editoral editorial publicado nesta terça-feira (2), o jornal “O Globo” detona o presidente Jair Bolsonaro por colocar em risco a economia brasileira com a abertura do escritório comercial em Jerusalém

“A intenção de transferir a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, cidade sob litígio, seguindo os Estados Unidos de Trump, seria, e é, uma afronta aos palestinos e aos países árabes em geral, com os quais o Brasil tem forte relacionamento comercial”, diz o texto.

Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante visita ao Muro das Lamentações
Créditos: Alan Santos/PR
Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante visita ao Muro das Lamentações

“Potência agroexportadora, o Brasil vende para países árabes US$ 4,5 bilhões por ano apenas em carnes, principalmente de frango, abatido conforme ritual islâmico. É líder mundial neste mercado, que corre o risco de perder caso os árabes retaliem. Se isso acontecer, até 150 mil empregos diretos, em pequenas cidades do Sul, poderão ser perdidos”, prossegue o editorial.

“Os generais que cercam Bolsonaro atuaram para ele rever esta intenção. O próprio vice, Hamilton Mourão, indicou não gostar da mudança da embaixada. O presidente decidiu então abrir o escritório comercial, e desagradou tanto a Israel de Benjamin Netanyahu, que esperava a troca de endereço da embaixada, quanto aos palestinos. Derrota dupla. Há questões em que inexiste meio-termo”.