GloboNews faz o melhor comentário da derrota de Bolsonaro sobre armas

O Senado rejeitou decreto por 47 votos a 28

Por: Redação | Comunicar erro

O melhor comentário sobre a derrota de Jair Bolsonaro sobre a questão das armas é do jornalista Gerson Camarotti, da GloboNews.

Ele mostrou o que realmente está em jogo –e não são as armas

“O placar expressivo do Senado que decidiu na noite desta terça-feira (18) derrubar os decretos do presidente Jair Bolsonaro que flexibilizam o porte e a posse de armas foi uma forma de mandar um recado ao Palácio do Planalto. Senadores ouvidos pelo blog disseram que o Congresso Nacional quis frear o movimento do presidente de legislar por meio de decretos”.

Crédito: Moreira Mariz/Agência SenadoPlenário do Senado aprovou projeto que anula decreto que flexibiliza posse e porte de arma

Muito mais do que o mérito da matéria, houve unidade no Senado para derrubar a forma como o presidente decidiu colocar em prática uma promessa de campanha sem um debate mais amplo no Legislativo. “O correto teria sido o envio de um projeto de lei”, ressaltou a senadora Simone Tebet (MDB-MS), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O placar de 47 votos a 28 foi um alerta de que o ambiente é desfavorável ao governo. A expectativa de senadores é que a Câmara também se posicione contra o decreto.

Já na primeira da edição do decreto das armas, as assessorias técnicas da Câmara e do Senado identificaram inconstitucionalidade no texto e a impossibilidade de legislar por meio de decreto, esvaziando atribuições do Congresso.

“O recado foi claro. O Senado deu um freio nesse movimento do presidente Bolsonaro de governar por decretos. Isso já começava a criar um grande desconforto no parlamento. O recado veio com essa votação. Foi colocado um limite ao Planalto”, disse ao blog um senador próximo ao governo.

A percepção de senadores é que a derrota foi mais expressiva porque o presidente Bolsonaro se envolveu pessoalmente para manter o decreto fazendo não apenas declarações públicas, mas ligando pessoalmente para senadores.

1 / 8
1
02:32
Datafolha explica as vaias que Bolsonaro recebeu no Maracanã
Dois pontos da pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira, 8, pela Folha, mostram a pior notícia para Jair Bolsonaro. E se não …
2
03:33
O desequilíbrio de Bolsonaro na demissão de Joaquim Levy
O economista Joaquim Levy deixou a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) neste domingo, 16. A …
3
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
4
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
5
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
6
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
7
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
8
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO