Jovem que lutou com autor de massacre: ‘me imaginei no tatame’

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

Rhyllary Barbosa dos Santos, 15 anos, é uma das sobreviventes do massacre na Escola Raul Brasil, em Suzano, e considerada uma heroína.

Rhyllary lutou com por Luiz Henrique de Castro, um dos responsáveis pelo ataque, e abriu a porta da escola que permitiu a fuga de uma dezena de colegas em meio ao terror.

Escola Estadual Raul Brasil
Crédito: ReproduçãoRhyllary luta com um dos atiradores da Escola Estadual Raul Brasil

Em entrevista à Folha, a jovem conta que “tomava café da manhã no intervalo das aulas com uma amiga na cantina quando ouviu o barulho que logo reconheceu ser de tiros.

“Corri para o refeitório, pulei um murinho e me abaixei para me esconder. Tinha muita gente comigo. Mas ali, daquele jeito, estávamos numa posição bem desfavorável”, conta.

A estudante de 15 anos Rhyllary Barbosa
Crédito: reprodução/arquivo pessoalA estudante de 15 anos Rhyllary Barbosa dos Santos escapou de um dos assassinos e ainda abriu a porta para que outros alunos da escola pudessem fugir

“Eu estava assustada, mas busquei uma força que não sei de onde veio, me levantei e disse para todo mundo: vocês precisam tomar coragem. Se a gente ficar parado aqui, vai ser muito pior.”

Segundo Rhyllary, que treina jiu-jitsu há 3 anos, no Projeto Social Bonsai – Construindo o Futuro, ter conhecimento da arte marcial foi fundamental para sobreviver ao ataque.

“Eu me imaginei no tatame e não deixei ele me derrubar”, conta a jovem ao ser agarrada pelo cabelo por Luiz.

Llivre, Rhyllary abriu o portão do colégio, saiu correndo e abriu passagem para colegas. Já fora do colégio, buscaram socorro para os que ficaram presos.

Compartilhe:

1 / 8
1
10:29
Antônio Fagundes: Uma aula de disciplina com criatividade
Quem não se lembra do Pedro da dupla de caminhoneiros "Pedro e Bino", da série "Carga Pesada" na Rede Globo? …
2
05:30
Grávida aos 41 depois 30 sessões de quimioterapia
Beleza contra o câncer. Um diagnóstico que ninguém quer ouvir. 5 anos de tratamento contra um câncer de mama agressivo. Mastectomia dupla. O namorado …
3
47s
Poder da imaginação: videos mostram as coisas mais criativas
Um homem paraplégico que voltou a andar. Tatuagens que devolveram a autoestima de mulheres que passaram por mastectomia. E mil e uma …
4
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
5
09:15
A receita da paixão de Fernanda Montenegro
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
6
04:56
As cidades que viraram grafite
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
7
07:34
Entenda qual a polêmica do governo Bolsonaro sobre Nazismo
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
8
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO