Jovens baianos inovam forma das empresas ouvirem clientes

Um grupo de jovens empreendedores baianos criaram um sistema que promete facilitar a relação empresas e clientes usando a tecnologia digital.

A Ouvimos Você é uma plataforma de comunicação que possibilita aos consumidores entrar em contato diretamente com uma empresa e deixar sua reclamação, sugestão, crítica ou elogio sobre a qualidade dos serviços, produtos e atendimento recebido.

O serviço acontece todo online, a não ser pelas comunicações colocadas no estabelecimento do cliente, que dispõem de um QR Code, que ao ser escaneado, leva o cliente para uma pesquisa de satisfação.

 
Créditos: Divulgação
 

A startup nasceu de um problema real. Dois dos atuais sócios — Brunno Araújo e Lucas Leite– estavam em um restaurante conceituado em Salvador, num jantar comemorativo, mas o serviço oferecido tinha sido muito aquém do esperado.

Ao solicitar prestar uma queixa para o gerente, Brunno e Lucas receberam um papelzinho, onde poderiam deixar a sua reclamação ou comentário, e que depois seria encaminhada ao dono.

A indignação ao perceber que aquilo nunca chegaria ao verdadeiro tomador de decisão, os levou a transformar aquele problema em solução.

 

Através da “Ouvimos você” as empresas podem realizar pesquisas com clientes, comparativos entre lojas, entender pontos fortes e fracos, acompanhar o nível de satisfação, saber porque o seu cliente não está voltando e, ao descobrir isso, recuperá-los.

“Queremos mostrar aos donos que a pessoa que mais entende do seu negócio não é o seu gerente, é o seu cliente. E queremos mostrar ao cliente que atitudes surtem mais efeitos do que reclamações”, diz Brunno.

Desde a criação do projeto em dezembro de 2017, mais de 600 empresas de diferentes segmentos (restaurantes, cafeterias, academias, clínicas, etc.) já aderiram ao sistema em 15 Estados brasileiros.