Meme da extrema-direita dos EUA surge em faculdades brasileiras

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

Um dos símbolos de ódio da extrema-direita americana, o sapo Pepe aportou no Brasil. Adesivos com a figura caricata têm se espalhado por universidades e ruas de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. A informação é do jornalista Guilherme Amado, da “Época”.

sapo 'Pepe',
Crédito: ReproduçãoAdesivo do sapo Pepe colado em cima de uma placa feita em homenagem à vereadora Marielle Franco

No final de abril, um grupo de ativistas antifascistas da FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), o Antifa FFLCH – USP, publicou um texto no Facebook alertando sobre os adesivos do sapo Pepe no campus da faculdade.

De acordo com a reportagem, a “colagem dos adesivos segue um padrão. Como ocorreu nos Estados Unidos, Pepe surge geralmente em ambientes universitários ou associados à esquerda”.

IMPORTANTE: ARRANQUEM ESSES ADESIVOS DA USP!Notamos esses adesivos em alguns lugares da FFLCH e da USP. Pra quem não…

Posted by Antifa FFLCH – USP on Monday, April 29, 2019

“O Pepe é um meme que, como qualquer meme, é uma figura apropriada. Ele foi muito utilizado nos últimos anos pela direita alternativa dos Estados Unidos, que desenvolveu na internet um comportamento, uma cultura on-line, um estilo muito contestador, ácido e cheio de símbolos, que não necessariamente para as pessoas são óbvios. Não é algo que todo mundo tem na cabeça do que se trata. Não é como uma suástica”, afirma Francisco Brito Cruz, diretor do InternetLab, centro de pesquisa em Direito e tecnologia.

Criado em 2005 pelo desenhista americano Matt Furie, Pepe surgiu como personagem dos quadrinhos Boy’s Club (Clube dos Garotos) onde tinha como principal característica se portar como um adolescente, mas acabou se tornado um símbolo para os grupos extremistas

1 / 8
1
03:33
O desequilíbrio de Bolsonaro na demissão de Joaquim Levy
O economista Joaquim Levy deixou a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) neste domingo, 16. A …
2
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
3
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
4
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
5
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
6
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
7
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO
8
03:27
Apropriação Cultural
Apropriação Cultural