Jogo sujo das milícias digitais contra universidades

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

Grupos de Whatsapp de milícias bolsonaristas estão orquestrando ataques contra universidades federais. A denúncia é do professor Fabrício Benevenuto, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

De acordo com Benevenuto, que é pesquisador em redes sociais , “o monitor de Whatsapp nesses últimos dias está inundado de memes e imagens contra as universidades federais”.

protesto educação

Segundo o professor, as mensagens mais compartilhadas seguem quase sempre o mesmo figurino: possuem conteúdo sexual, com imagens de jovens nus ou de capas de teses e dissertações sobre o tema supostamente defendidas em universidades federais. Também são comuns alusões à homossexualidade.

“Fui olhar como estava a situação certo dia e apareceram várias mensagens sobre o tema, do nada”, disse ele à Folha.

O sistema realiza varreduras em mais de 500 grupos públicos do aplicativo —em geral, aqueles nos quais a pessoa pode se inscrever a partir de links disponibilizados em sites ou outras redes sociais.

“São monografias/dissertações/eventos ridicularizados por seus títulos e temas”, escreveu o estudioso na semana passada no Twitter.

“São imagens de pessoas nuas em festas e protestos e memes dizendo que os alunos das federais levam mais de 12 anos para formar, pois só usam drogas”, continuou.

“Claramente é um esforço orquestrado. Trabalho de profissional. Segue o mesmo estilo da campanha eleitoral. Quem financia essa fábrica de desinformação?”, questionou.

1 / 8
1
02:32
Datafolha explica as vaias que Bolsonaro recebeu no Maracanã
Dois pontos da pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira, 8, pela Folha, mostram a pior notícia para Jair Bolsonaro. E se não …
2
03:33
O desequilíbrio de Bolsonaro na demissão de Joaquim Levy
O economista Joaquim Levy deixou a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) neste domingo, 16. A …
3
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
4
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
5
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
6
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
7
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
8
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO