Ministro da Educação cortará verba de universidade por balbúrdia

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, iniciou um processo de sufocamento financeiro das universidades federais por ‘balbúrdia’. Três delas já foram enquadradas –Universidade de Brasília, Federal Fluminense e Federal da Bahia. A informação é do “Estadão”.

A Federal de Juiz de Fora, onde lecionava o ex-ministro Ricardo Vélez Rodríguez, pode ser a quarta. Na UnB, o corte foi de 30% em seu orçamento.

Abraham Weintraub
Crédito: Divulgação/Casa CivilO novo ministro da Educação, Abraham Weintraub

Um dos critérios, segundo o ministro, é acadêmico. “A lição de casa precisa estar feita: publicação científica, avaliações em dia, estar bem no ranking”, disse o ministro ao “Estadão”.

O outro critério são eventos políticos e festas que considera inadequadas nos campi. “A universidade deve estar com sobra de dinheiro para fazer bagunça e evento ridículo”, disse

Segundo o ministro, para ter liberdades, as universidades precisarão antes comprovar rendimento. “Quando vão em universidade fazer festa, arruaça, não ter aula ou fazer seminários absurdos, é dinheiro suado que está sendo desperdiçado”.

A Federal de Juiz de Fora, onde lecionava o ex-ministro Ricardo Vélez Rodríguez, pode ser a quarta. Na UnB, o corte foi de 30% em seu orçamento.

1 / 8
1
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
2
05:30
Grávida aos 41 depois 30 sessões de quimioterapia
Beleza contra o câncer. Um diagnóstico que ninguém quer ouvir. 5 anos de tratamento contra um câncer de mama agressivo. Mastectomia dupla. O namorado …
3
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
4
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
5
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
6
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
7
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO
8
03:27
Apropriação Cultural
Apropriação Cultural