Novas regras fariam governo Bolsonaro passar vergonha no Youtube

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro
Tags: #News #Youtube

Transformadas em alvo por disseminar não apenas Fake News mas até informações prejudiciais à saúde, as redes sociais tentam se adaptar criando filtros e até contratando seres humanos para fiscalizar o conteúdo.
Uma decisão do Youtube seria capaz de afetar muitas personalidades importantes por divulgarem teorias conspiratórias, mentiras científicas ou curas miraculosas.

“Para isso, começaremos a reduzir as recomendações de conteúdos no limite do que as políticas de uso permitem e conteúdos que possam desinformar os usuários de maneiras prejudiciais”, declarou a empresa.

YouTube cita exemplos: “vídeos promovendo uma cura milagrosa falsa para uma doença grave, que aleguem que a Terra é plana, ou que fazem afirmações descaradamente falsas sobre eventos históricos como o 11 de Setembro”.

Os vídeos não serão censurados. Mas seu alcance será abatido.

Não falta no governo e entre seus aliados que disseminam ideias reprovadas pelo Youtube: ataques à vacinação, teorias mirabolantes sobre aquecimento global, marxismo cultural.

Vídeos de Olavo de Carvalho, para quem cigarro não faz mal para a saúde, de Damares Alves, que afirma que gays querem tirar a Bíblia de circulação, de Ernesto Araújo sobre como a esquerda estimula a erotização de crianças, não passariam pelo crivo do Youtube.

O próprio presidente Bolsonaro dissemina várias dessas teorias, como o de que o globalismo seria um complô das esquerdas.

Compartilhe:

Autor: Gilberto Dimenstein

Jornalista, educador e fundador da Catraca Livre.

1 / 8
1
01:44
Mestres da Criatividade: menina surda passa a falar e ouvir
Criatividade e ciência se unem e mudam a vida de uma menina de 7 anos. Leia Hermitage foi diagnosticada com um …
2
04:17
Mestres da Criatividade: A Joana d’Arc brasileira que virou filme
A Globo Filmes começou a produzir um filme sobre uma verdadeira heroína brasileira: Joana D’Arc Félix de Souza. A cientista PhD …
3
02:01
Mestres da Criatividade: foto viraliza e muda uma vida
Carlos André dos Santos Lopes. Começar essa história com o nome do protagonista talvez seja o mais adequado, levando em conta …
4
01:54
Mestres da Criatividade: sua casa minha vida
Você já passou por aquela desconfortável situação de ter goteiras na sua casa? Essa é a realidade de milhões de …
5
01:26
Mestres da Criatividade: circo traz apresentação surpreendente
Um circo que luta para que não haja animais no picadeiro? É isso mesmo. Na Alemanha, um circo achou uma solução brilhante …
6
01:13
Mestres da Criatividade: surpreendente pedido de casamento
Você já pensou como gostaria de ser pedidx em casamento? Imaginação nesse momento é de se esperar; mas certas pessoas …
7
02:30
Mestres da Criatividade: tatuagens de crochê são sucesso mundial
Ideias criativas de tatuagens, como essas deste vídeo, são apenas um exemplo de vários outros que você vai encontrar na …
8
02:07
Detentas grávidas emocionam nas redes
Detentas grávidas ganharam ensaio fotográfico em um presídio na Paraíba. Os books são disponibilizados para as famílias e eternizam belos …