O botão que salva vidas

Por: Laura Sarkovas | Comunicar erro

Você sabe quem fez a roupa que está usando agora? Já passou pela sua cabeça que pode ter sido uma criança?

Uma em cada seis crianças são utilizadas em trabalho semi-escravo ou escravo, segundo dados da Organização das Nações Unidas. Ou seja, 250 milhões de crianças são submetidas a esse tipo de mão de obra ilegal e, acredite, muitas vezes não temos conhecimento do quanto contribuímos para que essa realidade continue do jeito que está.

Só no Brasil estima-se que o número de crianças nessa situação seja de 2,7 milhões e a indústria da moda é revelada como uma das principais exploradoras desse tipo de mão de obra.

Foi pensando nesse triste cenário que a WFTO (Organização Mundial de Comércio Justo), junto à agência Red Fuse, criaram o Fair Button: “um botão sorridente que só pode ser usado pelas marcas que produzem suas roupas de maneira ética, sem o uso de mão de obra infantil.”

Todas as marcas que comprovarem que seguem um formato ético de produção de suas peças e assumirem o compromisso de combate à exploração infantil poderão receber o certificado da WFTO e usar os botões sorridentes em suas coleções.

Além disso o projeto ainda se compromete a enviar parte do que arrecadar para ONGs que trabalham com a proteção de crianças.

O Fair Button vem como uma frente forte de combate à exploração infantil e torna a questão literalmente visível. Com esse “simples” botão azul uma aula de ética e cidadania é dada e a conscientização passa a ser mais efetiva.

O mercado da moda é enorme, mas ainda deixa muito a desejar quando é cobrada a transparência dos meios de produção.

Que esse projeto abra caminho para muitos outros e principalmente que abra os olhos daqueles que consomem essas peças que às vezes carregam terríveis histórias não contadas.

Autor: Laura Sarkovas

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …