UOL: Ministro culpa ‘destino’ pela tragédia de Brumadinho  

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

O rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho (MG), no dia 25 de janeiro, deixou 186 mortos e 122 desaparecidos.

Brumadinho

Apesar de todos indícios de que a Vale sabia do risco de rompimento da barragem, o ministro das Minas e Energia, almirante Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior, culpou o “destino” pela tragédia.

“O atual governo assumiu o Brasil em uma profunda crise ética, moral e econômica, e avançou: “quis o destino que, no início do mandato do presidente Bolsonaro, sofrêssemos um novo e doloroso choque com o rompimento de outra barragem de rejeitos, cujos resultados desastrosos comoveram e abalaram a todos os brasileiros e a comunidade internacional”, disse o ministro a autoridades, investidores e executivos de empresas mineradoras em evento em Toronto, no Canadá, no último sábado (2).

Confira aqui a íntegra do discurso.

O jornalista Leonardo Sakamato, do UOL, criticou a fala do ministro, que parece ignorar os indícios de omissão da Vale.

“A tragédia não é órfã, tem pai e mãe. A Vale, que instalou diversas barragens ‘bombas-relógio’ pelo território brasileiro e não executou planos decentes para garantir a vida de seus trabalhadores e das comunidades no entorno e a integridade da água, do solo e do meio ambiente”, escreveu.

Para Sakamoto, o “ministro pode alegar que foi incompreendido porque quis dizer outra coisa. Palavras, contudo, são importantes e precisam ser cuidadosamente escolhidas –ainda mais quando incluídas em discursos de autoridades sobre tragédias”.

1 / 8
1
02:32
Datafolha explica as vaias que Bolsonaro recebeu no Maracanã
Dois pontos da pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira, 8, pela Folha, mostram a pior notícia para Jair Bolsonaro. E se não …
2
03:33
O desequilíbrio de Bolsonaro na demissão de Joaquim Levy
O economista Joaquim Levy deixou a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) neste domingo, 16. A …
3
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
4
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
5
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
6
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
7
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
8
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO