Vídeo de brasileiros sobre câncer de mama emociona o mundo

Por: Redação Comunicar erro

Esse vídeo sobre o câncer de mama é ao mesmo tempo belo e chocante.

Mistura dor e alegre.

Mas, sobretudo, mostra a química da solidariedade com a criatividade.

O drama de uma doença pode se transformar em arte e superação.

Escolhemos esse vídeo em nosso programa “As Melhores Surpresas do Mundo”.

Tatuadores do mundo se uniram em uma ação para restabelecer a autoestima e aliviar as sequelas psicológicas de mulheres que enfrentaram o câncer.

Indo além do caráter estético e ritualístico das tatuagens, passaram a oferecer seus serviços para cobrir cicatrizes, recuperar auréolas de mamilos e redesenhar sobrancelhas e cílios perdidos durante o tratamento quimioterápico.

Ações como essa se multiplicam em vários estados no Brasil.

A Tatoo Week, considerada a maior convenção do mundo, se mobilizou em sua última edição e ofereceu tatuagem gratuita para mulheres afetadas pelo câncer.

Sobre tatuagens realizadas com esse novo propósito Rodrigo Catuaba, tatuador do Rio de Janeiro afirma:

“Uso uma técnica conhecida como realismo e aplico projeções de luz e sombra para dar o efeito 3D. É uma mistura de cores e formas. As mulheres saem daqui felizes e emocionadas, mas mal sabem que quem fica mais feliz sou eu. Nada é mais compensador do que ver essas mulheres refazendo as suas vidas, felizes, se aceitando, recuperando a autoestima. Esse é um trabalho que faço com o maior prazer e faço questão de não cobrá-lo”.

Na outra ponta dessas ações, os relatos são ainda mais tocantes.

Mulheres que passaram pelo traumatizante processo da doença e receberam as tatuagens, revelam as transformações ocorridas em suas vidas através da recuperação da autoestima e aceitação do próprio corpo.

Elaine Lopes, professora selecionada para o projeto “Uma Tatuagem Por Uma Vida Melhor”, do tatuador paraibano sediado em São Pauo, Miro Dantas.

“O trabalho ficou incrível! Quando me olhei no espelho, fiquei muito emocionada. Não é possível descrever o que senti. Achei que nunca fosse ver o meu corpo de volta em mim. A minha família, que – vejam só – nunca gostou muito de tatuagem, também não acreditava na perfeição do trabalho. Como disse no início, muitas pessoas, infelizmente, ainda marginalizam a tatuagem sem nem imaginar o que esse trabalho é capaz de fazer. No meu caso, foi a recuperação da minha autoestima e a possibilidade de poder me gostar novamente.”

Atitudes como essas mostram a força da união da criatividade com a solidariedade.

1 / 8
1
02:47
‘Gabinete do ódio’ de Bolsonaro gera crise entre seus filhos
No discurso para seu público, Jair Bolsonaro culpa a “grande imprensa” como a principal responsável pelo derrocada de sua popularidade …
2
04:16
Segredo de casa em Brasília envolve Eduardo Bolsonaro com blogueiro
O aluguel de uma casa em Brasília está cercada de mistério envolvendo o deputado Eduardo Bolsonaro. O cantor e compositor …
3
03:45
Articulador de Bolsonaro usa cocaína para atacar Jovem Pan e Greenwald
Quando Olavo de Carvalho conclamou a criação urgente de uma militância bolsonarista, coube a Allan dos Santos, do site Terça …
4
04:13
Olavo de Carvalho diz que o problema do Brasil não é a corrupção
Em um recente vídeo publicado nas redes sociais no domingo, dia 15, o guro do governo Jair Bolsonaro, o astrólogo …
5
03:23
Eduardo Bolsonaro será o embaixador mais caro da história do Brasil
Reportagem publicada na Folha de São Paulo nesta segunda-feira, 16, mostra que o esforço desesperado de Jair Bolsonaro para evitar …
6
05:04
Jornalista ‘canalha’ ensina interpretação de texto a Carlos Bolsonaro
Carlos Bolsonaro chamou jornalistas de ‘canalhas’, em novo post, no seu Twitter, nesta terça-feira, 10, após se justificar sobre seu …
7
03:50
Bolsonaro leva uma facada do seu filho Carlos no hospital
Enquanto começa a recuperação da cirurgia, Jair Bolsonaro vai ter que responder com urgência a facada que seu filho Carlos …
8
03:38
Aliança Bolsonaro, Edir Macedo e Silvio Santos vai acabar mal
A foto está em todos os lados: no jantar ontem no Palácio da Alvorada, Bolsonaro ao lado de Silvio Santos, …