7 coisas que aprendemos com Bill Sienkiewicz na CCXP 2016

Por: Redação | Comunicar erro
Bill Sienkiewicz deu uma master class na CCXP 2016
Bill Sienkiewicz deu uma master class na CCXP 2016

A Comic Con Experience é um microcosmo nerd, geek e pop que procura atender o máximo possível de sonhos dos fãs. Quer conhecer seu ator favorito? Tem meet and greet com ele. Quer ver ao vivo e em cores as 12 armaduras dos Cavaleiros do Zodíaco? É só visitar a exibição delas. Quer aperfeiçoar as suas habilidades com os maiores nomes das HQs? Sim, isso também é possível.

A proposta das master classes – que podemos traduzir como “aulas de mestre” – é justamente aproximar os fãs de seu ídolos de uma forma mais didática. Em um auditório, o mestre convidado conta mais sobre o processo de criação das HQs e responde às dúvidas de seus fãs, que podem variar desde “qual trabalho você mais gostou de fazer” a “como eu faço para desenhar melhor”. Muitos desses fãs-alunos gostariam de trabalhar com quadrinhos – e há até quem leve seus esboços para pedir opiniões a profissionais.

Nesta sexta-feira, a CCXP ofereceu uma master class com Bill Sienkiewicz, artista e escritor americano famoso por trabalhos como ‘Novos Mutantes’ e ‘Elektra: Assassina’. Vencedor do Prêmio Eisner, o convidado disse que não se sentia um mestre de verdade – porém, em sua apresentação, o que não faltaram foram lições muito importantes (e bem-humoradas). Confira algumas delas:

  • “Se você faz algo por muito tempo, se torna proficiente nisso”
    Sienkiewicz comparou aprender a desenhar com tirar carteira de motorista: no começo, você tem que prestar atenção em tantas coisas que acaba ficando muito autoconsciente. Porém, com a prática, tudo se torna mais rápido e natural. “Desenhe todo santo dia”, disse.
  • “Quando você lê quadrinhos, se torna um leitor melhor”
    O artista contou que seu primeiro contato com as HQs foi quando ele ainda era criança, o que contribuiu para que ele desenvolvesse um vocabulário avançado para a sua idade. Além disso, ele considerou: “histórias em quadrinhos são uma ótima forma de contar histórias e comédia”.
  • Brinque com revistas
    Sienkiewicz costumava recortar fotos de pessoas em revistas. Ele recortava cada parte do rosto delas e as rearranjava para expressar melhor um sentimento – colocando a boca um pouco torta, por exemplo. Essa pode ser uma boa forma de praticar desenho e brincar com ideias.
  • “Pessoas que usam fotografias como referência podem perder o dinamismo do desenho”
    Imagine que você faz o seu desenho se baseando em uma foto na qual uma pessoa está com um punho esticado em sua direção. Ao desenhar o punho no tamanho certo – de acordo com a perspectiva -, o seu trabalho pode perder impacto. Já se você exagerar o tamanho do punho, isso traz dinamismo. “Pode ser melhor ter algo anatomicamente errado e emocionalmente certo”, disse Sienkiewicz.
Bill Sienkiewicz fez este desenho para ilustrar a dica acima
Bill Sienkiewicz fez este desenho para ilustrar a dica acima
  • Não tenha medo de romper padrões
    O personagem Warlock é do jeito que ele é porque Sienkiewicz queria fazer algo completamente do que os livros de anatomia que ele estudava mostravam. Estudar anatomia é importante, mas não precisa se prender à ciência sempre.
  • “Eu começo com uma vassoura e termino com uma agulha”
    Não há necessidade de começar pelos detalhes. O artista disse que gosta de começar o desenho fazendo algo grande, para, então, ir reduzindo a uma versão mais detalhada.
  • A importância das formas
    O problema de usar fotografias como referência é que o artista deixa de reparar em como as formas são feitas (e em como tudo é feito de formas simples). Então também é legal treinar desenho sem olhar nenhuma figura.

1 / 8
1
01:03
Os 10 cartões de visita mais criativos
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista dos dez cartões de visita mais criativos para alegrar o seu …
2
07:51
Mestres da Criatividade: Conheça a história do tenor Jean William
A Catraca Livre convidou o excepcional tenor Jean Willliam para concerto com a Orquestra Sinfônica Heliópolis no dia 18 de …
3
01:02
As publicidades de elevador mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das dez propagandas de elevador mais criativas para inspirar o seu …
4
59s
Os dez prédios mais estranhos do mundo
A equipe do Mestres da Criatividade separou a uma lista dos dez prédios mais estranhos do mundo. Lugares ótimos para …
5
01:03
Os dez jardins mais lindos do mundo
A equipe do Mestres da Criatividade separou a uma lista dos dez mais bonitos jardins do planeta. Lugares ótimos para …
6
02:11
Conheça a história do Museu Guggenheim em Nova Iorque
O jornalista Gilberto Dimenstein visitou o museu Guggenenheim em Nova Iorque e nos conta sobre a história desse lugar maravilhoso. Este …
7
02:20
Avô dança com neto na véspera de cirurgia
O pequeno garoto coreano Kyu San Juan descobriu que teria que se submeter a uma delicada cirurgia no cérebro. A …
8
01:51
Gari defende TCC vestido com uniforme de trabalho
O gari Ednilson de Pontes Silva, de 31 anos, defendeu seu trabalho de conclusão do curso de licenciatura em história …