9 dicas para dominar os recursos do Google Fotos

Hoje em dia, tiramos mais fotos durante nossas férias do que nossos avós tiraram durante toda a vida deles. Apesar dos álbuns de fotografia continuarem saudosos, não há como negar que os smartphones resolveram questões como a conservação das imagens, o limite de poses do filme fotográfico e a falta de espaço nas prateleiras de casa.

Confira dicas para aproveitar os recursos do Google Fotos

Uma alternativa para armazenar as suas fotos sem precisar lotar a memória interna do seu celular é o Google Fotos: além de servir para fazer backup, o aplicativo também dispõe de recursos interessantes para organizar álbuns. Veja algumas dicas para se tornar mestre nele:

1. Armazenamento
Sabe quando você vai tirar uma foto daquele momento imperdível e o telefone não deixa porque a memória dele está cheia? Se o tamanho selecionado no upload for “alta qualidade”, o seu espaço no Google Drive é infinito e de graça. Fotos salvas no tamanho original ocuparão a memória disponível na sua conta do Google Drive (confira a sua aqui).

2. Busca
O aplicativo conta com o aprendizado de máquina, que identifica o que e quem está na imagem sem que você tenha de colocar legenda, tag ou algo parecido (“muito ‘Black Mirror’, mêo”, já dizia o meme). Dá para buscar por “aniversário”, por exemplo, e ver todas as fotos de aniversários que você já tirou na vida. Ou então, você pode procurar pelo nome de um ou mais amigos e ver todas as fotos em que eles aparecem.

3. Nomeie as pessoas mais próximas
O Google Fotos permite criar uma aba com pessoas que mais aparecem nas suas imagens. Você pode deletar ou incluir qualquer pessoa e ainda colocar o nome em cada uma delas.

4. Crie animações
A ferramenta sugere animações para uma sequência de fotos e deixa você fazer as suas próprias. Para isso, basta selecionar os arquivos desejados, clicar no botão “+” no canto superior direito da tela e escolher “animação”.

5. Vídeos dos melhores momentos
O Google Fotos também pode transformar automaticamente uma sequência de imagens em um filme – com trilha sonora e tudo. Depois, você tem a opção de compartilhá-lo com quem quiser.

6. Fotos com endereço
Você pode autorizar que a geolocalização de todos os seus arquivos; assim dá para lembrar o nome daquele restaurante legal ao qual você foi há cinco anos.

7. Backup automático
O Google Fotos sobe suas fotos mais recentes para a nuvem automaticamente. Mesmo quando a conexão estiver ruim, o backup de imagens  e vídeos será feito com versões em baixa resolução, para que nada seja perdido; assim, quando uma conexão de qualidade for restabelecida, o aplicativo substitui tudo por versões de alta resolução. Veja o passo a passo para ativar essa opção no seu celular aqui.

8. Compartilhamento fácil e seguro
Você pode compartilhar qualquer pasta da sua coleção, com o controle sobre quem pode acessá-la e deixar um comentário. É possível selecionar quantos amigos quiser para enviar e receber arquivos de imagem.

9. Photoscan
Tem fotos de momentos únicos que foram reveladas e estão guardadas em álbuns ou porta-retratos? Para ajudar a organizá-las e fazer um backup digital delas, você pode testar o PhotoScan. Também desenvolvido pelo Google, o aplicativo digitaliza todas as suas memórias impressas. Saiba mais sobre como ele funciona aqui.