99% das cópias de carregadores de iPhone não são seguras

Um estudo feito pela empresa energética canadense UL analisou 400 marcas genéricas de carregadores da Apple em 8 países e concluiu que nada mais que 99% deles não eram seguros. As informações são da Superinteressante.

Os pesquisadores primeiro avaliaram o isolamento elétrico do fio, analisando se ele deixava a corrente passar por eles, o que pode levar a choque dos usuários. Apenas 3 das 400 cópias passaram pelo teste, e 12 apresentavam perigo de eletrocutamento.

Mais de 400 carregadores genéricos forma testados e apenas 3 considerados seguros.

Em seguida, os transformadores foram comparados com os originais da Apple, que é isolado por três camadas de verniz, o que não aconteceu com as cópias. Os fios também são muito próximos uns dos outros.

Os carregadores oficiais de iPhone são caros, R$ 149 no site oficial da Apple, mas a pesquisa mostra que o barato pode sair caro com as cópias, que podem quebrar, danificar o seu celular e, nos piores casos, até causarem incêndios e acidentes. A Tailândia já registrou um caso de morte de um usuário que dormia com o celular e uma mulher na Austrália foi eletrocutada.