A Cidade e o Jovem: serie de palestras traz ao Brasil exemplos inspiradores para cidades mais inteligentes

O evento “A Cidade e o Jovem” está chegando à sua segunda edição. Entre os dias 7 e 27 de outubro, Ribeirão Preto, Santos, Campinas, São Paulo, Bauru e São José dos Campos receberão especialistas internacionais que apresentarão exemplos de projetos e ações para cidades inteligentes, com arquitetura sustentável e que ajudem na gestão de conglomerados.

A programação conta com palestras de grandes nomes da arquitetura e urbanismo, como o brasileiro Ruy Ohtake, além de especialistas e professores de renomadas universidades latino-americanas como Jorge Torres, da Universidad Nacional de Colombia, Marcelo Gomes Ribeiro (IPPUR/UFRJ), coautor do livro “Índice de Bem-Estar Urbano – IBEU” e Sharon Recalde, da Prefeitura de Montevidéu.

 

O objetivo do evento é reunir experiências inspiradoras de Portugal, Brasil e outros países latino americanos sob o tema “A Cidade e o Jovem – Territórios de Vida em Comum”. A ideia é promover um ambiente urbano mais inclusivo, com iniciativas que ajudem na acessibilidade dos espaços públicos, na ocupação criativa do espaço urbano, no aperfeiçoamento da gestão das metrópoles e na aplicação de métodos e tecnologias que deram origem ao conceito de cidade inteligente.

O evento é organizado pela ONG Opção Brasil e patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) e acontecerá nas universidades Barão de Mauá em Ribeirão Preto, Unisantos, em Santos, Unicamp, em Campinas, FIAM-FAAM, em São Paulo, na sede da OAB, de Bauru, em parceria com a UNESP e UNIVAP São José dos Campos.

As inscrições para as palestras em todas as universidades da grade são gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas por meio do site do evento.

Clara Caldeira

Por Clara Caldeira

Jornalista, escritora e pesquisadora, especialista em gênero e meio ambiente. Apaixonada por literatura e pelas artes oraculares, está sempre em busca de formas de conectar seus estudos e suas paixões.