CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Arte para se tocar: Narcélio Grud na Choque Cultural

Por: Jacqueline Cordeiro

“Viver é como andar de bicicleta: é preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.” Essa frase do físico Albert Einstein, muita gente já conhece. E é pura realidade para quem pensa a vida como movimento e transformação constantes, onde tudo é interligado e se sucede em ciclos.

Mas o que tem a ver Física, Einstein e uma exposição de arte?

Tudo a ver, quando o artista é Narcélio Grud e a exposição se chama “DHAMMA”.

Narcélio é um artista-cientista-inventor. Cria suas obras para atiçar o espectador, chamando-o para jogar, interagir, brincar e cocriar.

E o que siginifica “DHAMMA”?  O nome vem de “Darma”, palavra em sânscrito que tem múltiplos sentidos dependendo da cultura que se insere, mas nos fala da vida vivida em harmonia com as leis do universo e sobre energias que levam à plenitude das ações.

Nessa exposição as obras só se expressam completamente com a participação do público. Como em nossas próprias vidas, a obra depende do outro para se realizar, para existir, para vir à tona soando de forma diferente a cada interação.

São intrigantes esculturas sonoras, que nos oferecem formas em movimento e que nos fazem pensar no mundo, nos ciclos da vida, no útero, no ovo. Melodias que aceleramos ou distendemos livremente. Imagens se criam, quase hipnóticas. Envolventes.

É isso que Narcélio propõe: em um mundo onde tudo é explícito, mostrado, fotografado e ao mesmo tempo superficial, um momento de pausa, com olhar curioso, mais profundo e que traga o público para dentro da obra, carinhosamente, que se deixa ser tocada, estreitando essa relação.

A arte não está só nos objetos sonoros. Ela está em você.

Galeria Choque Cultural  – 30 de março a 30 de junho de 2019

Horário: terça a sábado das 11h00 às 18h00

Rua Medeiros de Albuquerque, 250 – Vila Madalena – São Paulo

Este vídeo é uma parceria entre o programa “As Melhores Surpresas do Mundo” e a plataforma “Mestres da Criatividade”. Acesse aqui e concorra a uma assinatura gratuita para acessar todo o conteúdo dessa plataforma.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Por: Jacqueline Cordeiro