Últimas notícias:

Loading...

Artistas homenageiam Belchior em disco com clássicos

Por: Redação
Reprodução
O sumiço de Belchior foi anunciado em 2009 na mídia e no mesmo ano o cantor foi encontrado no Uruguai – saiba mais sobre o caso aqui.

Cantador, repentista, poeta, compositor, representante da música nordestina brasileira, responsável por canções memoráveis – entre elas “Apenas um rapaz latino-americanoe “Como nossos pais” – e influência para diversos artistas contemporâneos. O cearense Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, ou só Belchior, contribui efetivamente para toda a agitação musical que envolvia a década de 1970 e hoje seus clássicos voltam à evidência interpretados por músicos e bandas independentes numa “bem servida” homenagem.

Idealizado pelo jornalista Jorge Wagner, também responsável pelo documentário Jeito Felindie, o projeto veio como uma forma de resgatar o trabalho musical de Belchior em muito “sufocado” por meios de comunicação que canalizaram seus esforços em abordar apenas polêmicas a respeito do cantor. “No fim do ano passado, ouvindo o ‘Alucinação’ [álbum de 1976], me ocorreu no quanto aquele disco era bom e em como era triste que as pessoas estivessem mais interessadas em saber sobre o sumiço do músico do que em suas músicas. Vi que poderia ser uma boa oportunidade pra fazer justiça ao que realmente importa: a música”, explica Jorge.  

O próximo passo foi entrar em contato com os parceiros que iriam contribuir musicalmente para a realização do projeto. Conforme nomes foram surgindo, ficou evidente que haveria mais músicos do que músicas para fechar o tributo. “De cara, procurei por alguns parceiros de quem gosto musicalmente e que sei que se identificariam com a proposta: Manoel Magalhães, Nevilton e Phillip Long. Fui conversando com o Manoel e fizemos uma lista com outros nomes”, diz o jornalista que encontrou uma maneira eficiente de resolver a questão do grande número de participações: ampliou a homenagem para um EP com mais 5 faixas da carreira do “bigode”.

Para fechar com chave de ouro, é possível baixar gratuitamente o resultado dessa homenagem a Belchior. Bom proveito.

Compartilhe:

?>