Biógrafo de Clarice Lispector doa renda de novo livro para #OcupeEstelita

Historiador e escritor americano se identificou com o movimento e faz críticas ao urbanismo brasileiro

Por: Catraca Livre

Já está disponível para download o mais novo ensaio do historiador e escritor americano Benjamin Moser, conhecido no Brasil como biógrafo de Clarice Lispector. Toda renda arrecadada com os downloads do livro “Cemitério da Esperança” vai ser revertida para o movimento #OcupeEstelita.

“Acreditar no progresso não era, portanto, acreditar no Brasil”. (Trecho do livro)

O livro toma Brasília como um estudo de caso, questiona os modelos de concreto de Oscar Niemeyer e analisa os problemas arquitetônicos enfrentados pelo Brasil hoje. Moser aborda o imaginário brasileiro a respeito do progresso e critica construções como espigões, shoppings e grandes prédios monumentais, que segundo ele excluem pessoas, para dar lugar a empreendimentos.

Por convergir com o tema do seu ensaio, o autor se identificou e se solidarizou com o movimento Ocupe Estelita, que é tocado por ativistas pernambucanos contra a construção de 13 torres residenciais no Cais José Estelita, o chamado projeto Novo Recife. O livro pode ser baixado no site da editora Cesarea e custa R$ 3.

Benjamin Moser é autor da biografia de Clarice Lispector, “Clarice, uma biografia”, lançada pela editora Cosac Naify. Atualmente está organizando a tradução da obra de Clarice no exterior e escrevendo uma biografia de Susan Sontag.