Brasileira cria aplicativo que promove a inclusão

“Brainy Mouse” é o nome do aplicativo que une criatividade, inclusão e tecnologia.

Criado pela brasileira Ana Sarrizo esse jogo carrega uma história de muito estudo focado em uma parcela da sociedade que muitas vezes não recebe a devida atenção.

Voltado principalmente para crianças com autismo, o game estimula o aprendizado, compreensão e desenvolvimento da linguagem.

Estima-se que 3 milhões de brasileiros são autistas e muitos de nós não sabemos nem definir o que é esse transtorno.

Então, antes de mais nada, vamos entender mais sobre o assunto?

Em uma definição bem objetiva, segundo fontes médicas, “o transtorno de autismo afeta o sistema nervoso.
O alcance e a gravidade dos sintomas podem variar amplamente. Os sintomas mais comuns incluem dificuldade de comunicação, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos.”

Em âmbito geral, a forma como um autista pensa, assimila e compreende o mundo à sua volta é um tanto diferente do que estamos acostumados .

“Imagine as dificuldades que já enfrenta um adulto autista, em um mundo que não está preparado para lidar com suas diferenças. Agora imagine um adulto autista e que ainda por cima não sabe ler e escrever”, explica a criadora do aplicativo Ana Sarrizo.

“Brainy Mouse” surgiu justamente com o intuito de ensinar de uma forma gostosa e divertida.

O jogo se passa nas cozinhas de diferentes países e o jogador deve orientar um ratinho em busca das sílabas certas para formar a palavra que é dada pelo game.

A grande sacada do game é estimular que o jogador interaja com o meio, pedindo ajuda pra um “rato amigo” que fica no canto da tela à disposição para auxiliá-lo no seu objetivo.

Além de ajudar as crianças com autismo, o aplicativo também auxilia crianças com Down e distrofia muscular. Ele é indicado para aqueles que precisam desenvolver a interação e que estão em fase de alfabetização.

Trabalhando a leitura da esquerda para a direita, a formação de palavras através das sílabas e a interação com diversos “dispositivos cognitivos”, o usuário aprende de uma forma leve e lúdica.

Pode ser adotado por profissionais de saúde e professores, pais e cuidadores de crianas autistas.

O game está disponível na Google Play e na Apple Store em português e inglês.

Inclusive, o  dinheiro arrecadado com venda do game será revertido para a fundação que a Ana Sarrizo abriu nos EUA para ajudar crianças de lá e também daqui.

Tecnologia aliada à criatividade realizando a integração de pessoas com deficiências junto à sociedade, e apoiando projetos sociais que proporcionam felicidade e alegria para essas pessoas.

Para saber mais sobre o assunto acesse:

Essa matéria faz parte do projeto mestres da criatividade