Brasileira cria aplicativo que promove a inclusão

Por: Laura Sarkovas | Comunicar erro

“Brainy Mouse” é o nome do aplicativo que une criatividade, inclusão e tecnologia.

Criado pela brasileira Ana Sarrizo esse jogo carrega uma história de muito estudo focado em uma parcela da sociedade que muitas vezes não recebe a devida atenção.

Voltado principalmente para crianças com autismo, o game estimula o aprendizado, compreensão e desenvolvimento da linguagem.

Estima-se que 3 milhões de brasileiros são autistas e muitos de nós não sabemos nem definir o que é esse transtorno.

Então, antes de mais nada, vamos entender mais sobre o assunto?

Em uma definição bem objetiva, segundo fontes médicas, “o transtorno de autismo afeta o sistema nervoso.
O alcance e a gravidade dos sintomas podem variar amplamente. Os sintomas mais comuns incluem dificuldade de comunicação, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos.”

Em âmbito geral, a forma como um autista pensa, assimila e compreende o mundo à sua volta é um tanto diferente do que estamos acostumados .

“Imagine as dificuldades que já enfrenta um adulto autista, em um mundo que não está preparado para lidar com suas diferenças. Agora imagine um adulto autista e que ainda por cima não sabe ler e escrever”, explica a criadora do aplicativo Ana Sarrizo.

“Brainy Mouse” surgiu justamente com o intuito de ensinar de uma forma gostosa e divertida.

O jogo se passa nas cozinhas de diferentes países e o jogador deve orientar um ratinho em busca das sílabas certas para formar a palavra que é dada pelo game.

A grande sacada do game é estimular que o jogador interaja com o meio, pedindo ajuda pra um “rato amigo” que fica no canto da tela à disposição para auxiliá-lo no seu objetivo.

Além de ajudar as crianças com autismo, o aplicativo também auxilia crianças com Down e distrofia muscular. Ele é indicado para aqueles que precisam desenvolver a interação e que estão em fase de alfabetização.

Trabalhando a leitura da esquerda para a direita, a formação de palavras através das sílabas e a interação com diversos “dispositivos cognitivos”, o usuário aprende de uma forma leve e lúdica.

Pode ser adotado por profissionais de saúde e professores, pais e cuidadores de crianas autistas.

O game está disponível na Google Play e na Apple Store em português e inglês.

Inclusive, o  dinheiro arrecadado com venda do game será revertido para a fundação que a Ana Sarrizo abriu nos EUA para ajudar crianças de lá e também daqui.

Tecnologia aliada à criatividade realizando a integração de pessoas com deficiências junto à sociedade, e apoiando projetos sociais que proporcionam felicidade e alegria para essas pessoas.

Para saber mais sobre o assunto acesse:

Essa matéria faz parte do projeto mestres da criatividade

1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …