Brasileiro, ‘Foursquare da maconha’ faz sucesso nos EUA
Um aplicativo feito por uma startup brasileira já reuniu mais de 200 mil assinantes ao unir consumidores de maconha próximos para compartilhar dicas de consumo, lojas recomendadas para comprar e até trocar memes, stickers e filtros do universo canábico.
Conforme informado pela Exame, o Who is Happy foi criado pelos brasileiros João Paulo Costa e Enrique Torelli, que viram o potencial gigantesco do mercado legal da erva. O app, criado em janeiro de 2016, já se espalhou por mais de 100 países e recebeu a atenção de investidores internacionais.
João Paulo Costa disse que a ideia da criação do app também veio por ele sofrer de epilepsia. “A cannabis é a principal substância que eu uso para o controle de crises e outros aspectos relacionados à doença. Foi um estímulo a mais para empreender nesse setor,” disse ao site.
O Who is Happy permite que os usuários façam check-in em lugares de interesse como no Foursquare. Assim, é possível recomendar lojas e serviços, além de simplesmente ver lugares frequentados por fumantes de maconha, além de ver quanto é consumido e a “felicidade” em cada região.
A indústria da maconha tem um potencial bilionário e é uma das que mais crescem no mundo, totalizando US$ 7 bilhões só nos EUA. Segundo estimativas da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, a maconha regulamentada poderia render entre R$ 5 bilhões e R$ 6 bilhões por ano no Brasil, além de ter um grande impacto na superlotação do sistema carcerário.