Caia na estrada: increva-se na Virada Cultural Independente de Ribeirão Preto

Por: Redação | Comunicar erro

Estão abertas as inscrições neste link para quem deseja se apresentar em uma Virada Cultural diferente. O tema do assunto é o Se Vira Ribeirão, um movimento que nasceu da vontade do povo, no interior de São Paulo – em Ribeirão Preto -, que agora convida artistas de todo o Estado (e de todo o país) a inscreverem seus projetos num palco livre a aberto para todos.

A Virada Cultural Independente de Ribeirão Preto, formada por cidadãos da sociedade civil, começou hoje – 7 de abril –  e, contradizendo o formato convencional da Virada Cultural Paulista, prolongará suas atividades durante todos os domingos do mês de abril e se encerará no dia 25 de maio, dia da Virada Cultural oficial no estado de São Paulo.

A ficha de inscrição está disponível para artistas que atuem na arte da música, teatro, cinema ou qualquer projeto que deseje expressar. Os dias das apresentações são divididos por temas “Se Vira Cultura de Rua” no bairro Quintino Facci II, “Se Vira Ambiental” em Branca Sales, “Se Vira Ocupações” no Paiva, “Se Vira Grito Negro” no Antonio Palocci II e, finalmente, “Se Vira Ribeirão 2013”, no centro da cidade.

A gente Se Vira

O Se Vira Ribeirão – virada cultural independente – nasceu do interesse da população em substituir a Virada Cultural Paulista de Ribeirão Preto de 2012, que não aconteceria naquele ano por conta da “reforma do Teatro de Arena”– que até hoje encontra-se paralisada.

Em menos de um mês, a sociedade civil se organizou em grupos de trabalho (GTs) por meio de grupos no Facebook para discutir, idealizar, viabilizar e realizar a primeira virada cultural independente da cidade de Ribeirão Preto.

No ano de 2013, os organizadores do Se Vira foram convidados pela secretaria da cultura de Ribeirão Preto, para uma parceria que mantinha a própria população como realizadora do evento, recebendo o apoio da prefeitura no quesito viabilização da alvarás e estrutura de palco – para ser capaz de “substituir a Virada Cultural oficial de Ribeirão Preto”, nas palavras de Alessandro Maraca, secretário da cultura.

O resultado foi o nascimento de uma gestão compartilhada, na qual todos os voluntários recebem o ofício que se auto delegam. As reuniões são abertas e acontecem semanalmente. No melhor estilo independente, o lema que prevalece é: “A gente faz. Agente se vira.”

1 / 8
1
59s
Os dez prédios mais estranhos do mundo
A equipe do Mestres da Criatividade separou a uma lista dos dez prédios mais estranhos do mundo. Lugares ótimos para …
2
01:03
Os dez jardins mais lindos do mundo
A equipe do Mestres da Criatividade separou a uma lista dos dez mais bonitos jardins do planeta. Lugares ótimos para …
3
02:11
Conheça a história do Museu Guggenheim em Nova Iorque
O jornalista Gilberto Dimenstein visitou o museu Guggenenheim em Nova Iorque e nos conta sobre a história desse lugar maravilhoso. Este …
4
02:20
Avô dança com neto na véspera de cirurgia
O pequeno garoto coreano Kyu San Juan descobriu que teria que se submeter a uma delicada cirurgia no cérebro. A …
5
01:51
Gari defende TCC vestido com uniforme de trabalho
O gari Ednilson de Pontes Silva, de 31 anos, defendeu seu trabalho de conclusão do curso de licenciatura em história …
6
01:20
Cientistas conseguem transformar sangue tipo A em tipo O
Um grupo de cientistas da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, conseguiram transformar sangue do tipo A em doador universal. O …
7
01:26
Alunos criam filtro que transforma água da chuva em potável
A Amazônia tem mais de 10 milhões de pessoas sem acesso à água. Com objetivo de levar água para toda …
8
04:10
Chicago, a cidade da arquitetura
O jornalista Gilberto Dimenstein foi para Chicago e mostra os pontos turísticos mais famosos na cidade mais arquitetônica dos EUA. Veja …