Caia na estrada: increva-se na Virada Cultural Independente de Ribeirão Preto

Por: Redação Comunicar erro

Estão abertas as inscrições neste link para quem deseja se apresentar em uma Virada Cultural diferente. O tema do assunto é o Se Vira Ribeirão, um movimento que nasceu da vontade do povo, no interior de São Paulo – em Ribeirão Preto -, que agora convida artistas de todo o Estado (e de todo o país) a inscreverem seus projetos num palco livre a aberto para todos.

A Virada Cultural Independente de Ribeirão Preto, formada por cidadãos da sociedade civil, começou hoje – 7 de abril –  e, contradizendo o formato convencional da Virada Cultural Paulista, prolongará suas atividades durante todos os domingos do mês de abril e se encerará no dia 25 de maio, dia da Virada Cultural oficial no estado de São Paulo.

A ficha de inscrição está disponível para artistas que atuem na arte da música, teatro, cinema ou qualquer projeto que deseje expressar. Os dias das apresentações são divididos por temas “Se Vira Cultura de Rua” no bairro Quintino Facci II, “Se Vira Ambiental” em Branca Sales, “Se Vira Ocupações” no Paiva, “Se Vira Grito Negro” no Antonio Palocci II e, finalmente, “Se Vira Ribeirão 2013”, no centro da cidade.

A gente Se Vira

O Se Vira Ribeirão – virada cultural independente – nasceu do interesse da população em substituir a Virada Cultural Paulista de Ribeirão Preto de 2012, que não aconteceria naquele ano por conta da “reforma do Teatro de Arena”– que até hoje encontra-se paralisada.

Em menos de um mês, a sociedade civil se organizou em grupos de trabalho (GTs) por meio de grupos no Facebook para discutir, idealizar, viabilizar e realizar a primeira virada cultural independente da cidade de Ribeirão Preto.

No ano de 2013, os organizadores do Se Vira foram convidados pela secretaria da cultura de Ribeirão Preto, para uma parceria que mantinha a própria população como realizadora do evento, recebendo o apoio da prefeitura no quesito viabilização da alvarás e estrutura de palco – para ser capaz de “substituir a Virada Cultural oficial de Ribeirão Preto”, nas palavras de Alessandro Maraca, secretário da cultura.

O resultado foi o nascimento de uma gestão compartilhada, na qual todos os voluntários recebem o ofício que se auto delegam. As reuniões são abertas e acontecem semanalmente. No melhor estilo independente, o lema que prevalece é: “A gente faz. Agente se vira.”

1
01:02
Mexicanos e americanos brincam através de muro
A equipe do Mestres da Criatividade traz cenas inéditas de crianças de adultos, tanto do México quanto dos Estados Unidos, …
2
01:03
Dez tatuagens criativas para inspirar seu dia
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez tatuagens super criativas para inspirar o seu dia! Este vídeo …
3
01:02
Conheça dez engenhocas super criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez engenhocas super criativas para divertir o seu dia. Este vídeo …
4
01:02
As 10 publicidades de ônibus mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das publicidades de ônibus mais criativas para inspirar você! Este vídeo faz …
5
01:03
Os 10 cartões de visita mais criativos
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista dos dez cartões de visita mais criativos para alegrar o seu …
6
07:51
Mestres da Criatividade: Conheça a história do tenor Jean William
A Catraca Livre convidou o excepcional tenor Jean Willliam para concerto com a Orquestra Sinfônica Heliópolis no dia 18 de …
7
01:02
As publicidades de elevador mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das dez propagandas de elevador mais criativas para inspirar o seu …
8
59s
Os dez prédios mais estranhos do mundo
A equipe do Mestres da Criatividade separou a uma lista dos dez prédios mais estranhos do mundo. Lugares ótimos para …