CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Campanha coleta livros para festival em São Miguel Paulista

Por: Redação

Fundação Tide Setubal arrecadará exemplares em três pontos da cidade. Eles serão distribuídos num grande evento de incentivo à leitura, que acontece há cinco anos. Nesta edição, a festa ganhará ruas, praças, paradas de ônibus, entre outros espaços públicos.

Uma campanha de arrecadação é o pontapé inicial para um grande Festival do Livro e da Literatura, que acontecerá em São Miguel Paulista entre 18 e 20 de novembro. A idéia é incentivar a doação de livros usados ou novos pela população de toda a cidade e mesmo por quem não possa visitar o evento, que ocorrerá em vários locais daquele bairro da Zona Leste.

A Fundação Tide Setubal coletará o material, até 29 de outubro, em três pontos: prédio do Itaú Cultural (na avenida Paulista), sede da instituição (no bairro do Itaim Bibi) e CDC Tide Setubal (clube localizado em São Miguel). Nesses locais há caixas de doação onde podem ser entregues obras de ficção e de não-ficção, para todas as idades. Só não são aceitos livros didáticos. Todos os exemplares serão distribuídos durante o Festival. A iniciativa também pretende integrar a cidade ao bairro, estimulando o fluxo cultural nos dois sentidos.

Pelo quinto ano consecutivo, a Fundação Tide Setubal realizará esse movimento de estímulo à leitura em São Miguel, onde atua em prol do desenvolvimento local. Na edição de 2009, cerca de quatro mil pessoas participaram de encontros com escritores, contadores de histórias, poetas, além de debates temáticos, produção de textos coletivos, compra e troca de livros, ao longo dos três dias do evento no CDC Tide Setubal.

A novidade em 2010 é que o Festival não se restringirá ao CDC, mas também estará nas ruas, praças, paradas de ônibus, biblioteca, mercado municipal e estação de trem do bairro. “A idéia é formar corredores de livros, onde as pessoas possam ter contato com o universo da leitura. Vamos nos apropriar dos espaços públicos para promover a cultura do encontro”, comenta Tião Soares, idealizador do evento e coordenador de cultura da Fundação Tide Setubal.

Cerca de 20 locais diferentes abrigarão intervenções artísticas, contação de histórias e debates. Os livros doados serão distribuídos aí e na feira de trocas de exemplares do CDC. Para convidar os moradores à leitura, exemplares também serão pendurados em árvores. “Queremos que as pessoas experimentem esse fruto, levem-no para casa e multipliquem a experiência de ler”, ressalta Tião.

O evento pretende contribuir para a democratização do acesso ao livro, uma vez que o acervo público da região é reduzido. São Miguel tem um dos piores índices de livros disponíveis para o público adulto da cidade de São Paulo: 0,12 por habitante, na faixa etária acima de 15 anos, quando o recomendado pela Unesco fica em no mínimo dois por habitante. A estatística foi levantada pelo Observatório Cidadão, do Nossa São Paulo, a partir de dados de 2008 da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Seade.

Confira os pontos de arrecadação:

Itaú Cultural

Av. Paulista, 149 – Bela Vista – São Paulo – SP (próximo ao metrô Brigadeiro)

CDC Tide Setubal

Rua Mário Dallari, 170 – São Miguel – São Paulo – SP

Sede da Fundação Tide Setubal

Rua Jerônimo da Veiga, 164 – Itaim Bibi – São Paulo – SP

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.