Coletivo artístico cria a ‘máquina para ser outra pessoa’

Inspirado em experimentos neurocientíficos, mecanismo permite fazer com que o cérebro pense que está no corpo de outra pessoa

Por: Redação | Comunicar erro
reprodução
Projeto The Machine to be Another partiu da tese de mestrado do brasileiro Philippe Bertrand, em Barcelona

Como seria se uma pessoa racista passasse um tempo no corpo de alguém da etnia que detesta e menospreza? Ou então, qual seria a reação de um machista ao se ver na pele de uma mulher? O coletivo artístico BeAnotherLab tem tentado responder estas perguntas. Na prática.

O grupo desenvolve o trabalho The Machine to be Another, ou “a máquina para ser outro”, em tradução livre. Inspirado em experimentos neurocientíficos, o projeto envolve um mecanismo que permite “enganar” o cérebro de alguém, fazendo com que ele pense que está no corpo de outra pessoa.

Além de tratar das questões de gênero e etnia, o BeAnotherLab também fez uma impressionante experiência com uma dançarina com deficiência física. Em uma cadeira de rodas, ela usou os óculos que davam a impressão de que ela era uma bailarina com seus movimentos normais. Enquanto isso, uma outra mulher fazia a performance idêntica, mas sem a cadeira de rodas. Veja:

O projeto teve início durante a tese de mestrado em artes digitais do brasileiro Philippe Bertrand, na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona. Depois, integrada ao coleivo BeAnotherLab, a ideia foi aceita para uma residência artística na cidade catalã de Sabadell.

“A intenção é trabalhar questões ligadas à empatia, identidade, percepção do outro”, afirma Philippe. “Nossa teoria é que se as pessoas se aceitassem como parte de um grupo o mundo seria melhor.”

Agora, Philippe está buscando um projeto de residência para ampliar as investigações. “Estamos abertos a colaborações e participação de grupos de ativistas”.

Difícil de acreditar como esse experimento funciona? Assista a este vídeo:

 

Compartilhe:

1 / 8
1
01:41
As camisas dos verdadeiros campeões
Você está vendo essa criança com camisa de futebol? Essa não é uma camisa comum, na realidade ela é uma …
2
01:47
Mestres da Criatividade: Grafites atropelam a intolerância
Um movimento de arte em favor do amor e contra a intolerância surgiu nas ruas de Berlim: Paint Back, promovido …
3
01:39
Mestres da Criatividade: doação de alimentos sem sair de casa
Mais de 7 milhões de pessoas têm algum tipo de dificuldade para comprar alimentos. Pensando em reduzir esse desigualdade, a …
4
02:11
Drones do bem: tecnologia que salva vidas
Você já conhece os drones, pequenas aeronaves não tripuladas controladas remotamente, certo? O objetivo inicial desses dispositivos era militar, permitindo que …
5
02:07
Mestres da Criatividade: o chuveiro que vai mudar a sua vida
O chuveiro Showeair possui uma bomba que o reabastece com a água já utilizada, e ela se derrama de novo …
6
01:29
O copo de batata que revoluciona a gastronomia
A empresa britânica Biome Bioplastics desenvolveu um copo de café feito de fontes naturais e renováveis, como fécula de batata …
7
06:50
Leonardo da Vinci: muito além da imaginação
Leonardo da Vinci morreu há 500 anos, deixando um legado gigantesco de conhecimento, arte e pesquisas. O autor da "Monalisa" e …
8
01:37
Drive-thru de torresmo é sucesso em Londrina
Dois amigos tiveram uma ideia genial que acabou fazendo sucesso na cidade de Londrina, no interior do Paraná. Mario Aparecido …