Conta de luz pode ficar mais cara em 2016; saiba como poupar energia
A falta de água nas usinas hidrelétricas do Brasil causou a redução da capacidade de geração de energia, o que poderia provocar o aumento das tarifas em 2016, segundo notícia da Folha de S.Paulo publicada no começo da semana. No entanto, o governo adiou a medida para o fim do ano que vem.
Nos últimos 12 meses, a energia subiu em média 52,30% no país, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além de repensar velhos hábitos para reduzir o consumo e o valor da conta, é importante ter consciência de que nunca haverá um cenário favorável para esbanjar os recursos naturais. Por isso, veja a seguir algumas medidas simples para adotar para a sua vida que ajudam a economizar energia:
- Aparelho ajuda a reduzir conta de luz em até 30%
- Empresa mineira cria kit para captar energia solar a R$ 500
Lâmpadas
- Você pode estar com diabetes e não saber! Conheça 8 sinais silenciosos que podem passar despercebidos
- Com essas dicas você consegue melhorar os índices de açúcar no sangue
- Sinais de pressão alta que as pessoas deixam passar despercebidos
- Harvard revela os 5 hábitos que podem acrescentar 10 anos à sua vida
A melhor opção são as de LED, que possuem uma vida útil maior e reduzem a conta de luz em até 90%. Elas pode durar até 13 anos, geram uma economia quatro vezes maior do que as lâmpadas fluorescentes, e 25 vezes maior do que as incandescentes.
Eletrodomésticos
Desligue os aparelhos elétricos da tomada quando estiverem fora de uso, tais como o micro-ondas e a televisão. Carregar o celular durante a noite toda também gasta energia, além de viciar a bateria do telefone. Deixar o carregador do celular ou do notebook o tempo todo na tomada, mesmo quando os aparelhos não estão carregando, é outro exemplo de desperdício.
Geladeira
iStock/TomasSkopal[/img]
O ventilador de mesa é um pouco mais econômico do que o de teto. Trocar o ar-condicionado pelo aparelho pode gerar uma economia de cerca de 80% na conta de luz.