Conheça o Giphy, um dos sites mais acessados do mundo!

Entreter

Dicas para enfrentar o verão sem gastar muita energia elétrica

Banhos demorados, ar-condicionado ligado e lâmpadas acesas inevitavelmente causam uma surpresa desagradável: conta de luz cara. Para aliviar o calor da estação mais quente do ano, há maneiras mais racionais de utilizar energia elétrica.  E elas dependem apenas de uma mudança de hábitos de cada um; confira:

Prefira o ventilador

Ar-condicionado é bom e quase todo mundo gosta, mas o problema é que ele pode representar uma porcentagem significativa no valor total dos gastos com energia de uma casa. Em vez de usá-lo todos os dias, reveze com o ventilador. O aparelho consome 20% menos energia.

Uma dica boa é transformar seu ventilador em um ar-condicionado caseiro. Confira aqui três tutoriais que ensinam o passo a passo.

Olho no banho

Nos dias quentes, coloque o chuveiro na posição “verão”.  Assim, o consumo será cerca de 30% menor do que na posição “inverno”. Também é recomendável evitar tomar banho nos horários de pico (das 17h às 21h), quando a maioria das pessoas está em casa e há uma sobrecarga na rede elétrica.

Outra dica para quem mora com mais gente é fazer uma campanha em casa para convencer a todos a diminuir o tempo no banho.

Deixe o ar entrar naturalmente na sua casa

Deixando portas e janelas abertas durante o dia, além de aproveitar a luz natural, o vento consegue entrar e circular pelos cômodos da casa, diminuindo o calor.

Torneira elétrica

A torneira elétrica consome muita energia, portanto, se possível, evite usá-la durante o verão. Como a água já é naturalmente mais quente, não haverá necessidade.

Lavar roupas

A máquina de lavar roupa representa de 2% a 5% do valor da conta de energia elétrica. A lava e seca representa muito mais.  Mas como no verão, costumamos usar roupas mais leves, provavelmente, não será necessário usar a função secar, apenas centrifugar.

Outra dica para economizar é ligar a máquina somente quando ela estiver com a capacidade máxima. Isso ajuda a poupar energia e água.

Hora de passar roupas

Para poupar energia elétrica, seu tempo e esforço, depois de retirar a roupa da máquina, estenda as peças em cabidesde maneira que elas sequem sem marcas de pregador ou deforme. Assim, você elimina a necessidade de passar peças como calça jeans e camisetas.

Aquelas peças que são inevitáveis não passar, vá acumulando e passe tudo de uma só vez, para ligar o ferro o mínimo de vezes possível. O aquecimento do aparelho também consome muita energia.

Compartilhe: