Evento na USP vai incentivar meninas a desenvolverem aplicativos

Por: Redação
Crédito: Getty ImagesTechnovation é a maior competição de tecnologia e empreendedorismo para meninas no mundo
Meninas de 10 a 18 anos terão uma oportunidade para mergulhar no mundo da programação. O
Technovation HackDay, uma iniciativa gratuita que acontecerá na Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos,  acontece no dia 24 de fevereiro, das 9 às 18 horas.
Não é preciso ter nenhum conhecimento prévio de computação para participar, só vontade pra mostrar que as mulheres também dominam o mundo tech. A professora coordena a iniciativa em conjunto com diversas alunas da área de computação incentiva que as garotas estejam também na área.
“A ideia de eventos como desse é mostrar para as adolescentes e jovens que elas têm tanta capacidade quanto os meninos de atuarem na área de ciências exatas, ressaltando que a computação não é algo restrito ao mundo masculino”,  explica a professora Kalinka Castelo Branco, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.
Além da atividade específica, o evento também realiza um desafio internacional,  o Technovation Challenge. Funciona como uma competição global, voltada a estudantes do ensino fundamental e médio, em que as equipes participantes devem desenvolver um aplicativo de celular que solucione um problema social. Por isso, no evento do dia 24 de fevereiro no prédio ICMC, as meninas formarão grupos e receberão orientações para participar desse desafio.
Quem decidir ingressar na competição trabalhará na programação e desenvolvimento de uma estratégia de negócios para seus aplicativos durante 12 semanas. As equipes finalistas viajarão para os Estados Unidos e poderão apresentar seus aplicativos e planos de negócios no Vale do Silício para investidores.
Para participar, basta preencher o formulário online disponível neste link icmc.usp.br/e/c6b23 até 16 de fevereiro. 
Conheça outros projetos que contemplam o empoderamento feminino na tecnologia:

Compartilhe:

Tags:#Geek