Feira de banheiros usa cocô artificial para testar e melhorar privadas

Apenas 4,5 bilhões de pessoas no mundo têm acesso a banheiros limpos. Por outro lado, 6 bilhões de pessoas já tem acesso a telefone celular

19/11/2013 15:19 / Atualizado em 04/05/2020 13:58

Objetivo da invenção é auxiliar desenvolvimento de novos banheiros
Objetivo da invenção é auxiliar desenvolvimento de novos banheiros

A falta banheiros limpos é responsável por boa parte das doenças relacionadas ao saneamento. Por isso, a Gates Foundation desenvolve e incentiva criação de banheiros melhores ao redor do mundo.

Durante a Reivent the Toilet Fair 2012, competição que incentiva criação de banheiros mais seguros, baratos, higiênicos e que não utilizam água, a Gates Foundation procurou a empresa de testes sanitários Maximum Performance para desenvolver um cocô artificial com o objetivo de testar as invenções inscritas.

A Maximum Performance produz cocôs sintéticos usando pasta de soja e arroz. Em formato de salsicha, ele é colocado nas privadas em grandes quantidades até que a privada não consiga descartá-lo em uma única descarga.

Desde quando iniciou os testes, a Maximum Performance, já realizou mais de 2.600 banheiros. Em 2003, a média de absorção era e 330 gramas e hoje já é de 650 gramas.

50 galões de cocô falso foram utilizados nos testes
50 galões de cocô falso foram utilizados nos testes