Ilustrações de garoto trans são censuradas por escola e viralizam

Jasper Finn tem 18 anos e mora no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. O seu desejo é estudar arte e, por ser transsexual, ele decidiu apresentar no colégio um trabalho que envolve dois temas que o cercam: gênero e sexualidade.

O trabalho valeria créditos para uma universidade, mas Finn não contava com um porém: a polêmica dos temas escolhidos por ele fizeram a escola censurar a sua arte.

Mesmo com a reprovação da escola, ele apresentou suas belas ilustrações mesmo assim. A coragem e perseverança de Finn lhe renderam então o que ele mais esperava: seus desenhos chegaram até a College Board, que deu nota máxima às ilustrações do jovem, além de convidá-lo a expor no prestigiado AP Studio Art Exhibit.

Orgulhoso, ele postou o resultado de sua determinação em seu perfil no Twitter, e suas ilustrações poderosas acabaram viralizando. Jasper Finn ainda virou notícias em vários sites voltados para o público LGBT.

“A administração de minha escola me aconselhou a eu parar de me concentrar em temas como gênero e sexualidade, mas eu não parei. e agora…”, disse mostrando o aceite do conselho da universidade e o convite para a exposição.

Ao site Pride, ele disse: ” Depois de começar a focar em tema para o trabalho, o vice-diretor do colégio veio a mim e ao meu professor de arte informando sobre o ‘assunto sensível’ quer serviria de tema. Ele disse que, apesar de não ter ‘nenhum problema’ com temas LGBT, existia uma ‘hora e lugar’ para ‘esse tipo de coisa’ e elas não pertenciam a uma escola pública”.

“Depois de muita discussão, eu simplesmente decidi ignorá-lo e continuar o que estava fazendo”, relatou ao site. “Eu continuei fazendo a minha arte e não ouvi a administração da escola. Eu não podia mostrar meu trabalho em nenhum projeto da escola ou mesmo mostrar aos meus pais, mas eu estava orgulhoso do que estava fazendo”, contou.  but I was proud of what I was doing.”

Sobre o tipo de arte que ele produz, Finn declarou para o site. “Eu definitivamente continuarei criando arte queer (‘arte gay’). É literalmente o único tipo de arte que realmente gosto de criar. A arte é a materialização de uma paixão. E a minha paixão está junto da comunidade LGBT”.

Confira as ilustrações incríveis e sensíveis de Jasper Finn:

Ilustração de Jasper Finn
Ilustração de Jasper Finn
Ilustração de Jasper Finn
Ilustração de Jasper Finn
Ilustração de Jasper Finn
Ilustração de Jasper Finn
Ilustração de Jasper Finn
Ilustração de Jasper Finn
  • Leia mais: