Últimas notícias:

Loading...

Jovens resolvem o problema de notícias falsas no Facebook

Desenvolvimento demorou apenas 36 horas

Por: Redação
fake-news
 

O Facebook está enfrentando crescentes críticas sobre o seu papel na eleição presidencial de 2016 nos Estados Unidos, isso porque muitas notícias falsas foram difundidas na rede social.

Inclusive o presidente Barack Obama criticou e reclamou da atuação da empresa de Mark Zuckerberg, que chegou a responder dizendo que o trabalho não era tão simples quanto os usuários imaginam.

Mas não foi o que comprovaram quatro estudantes que criaram uma extensão chamada de “FiB: Stop living a lie”.

Anant Goel, Nabanita De, Qinglin Chen e Mark Craft
Anant Goel, Nabanita De, Qinglin Chen e Mark Craft

Em um maratona de apenas trinta e seis horas os jovens desenvolveram um aplicativo que usa inteligência artificial para classificar cada post no Feed de Notícias, incluindo imagens e links de notícias. O algorítimo atribuí uma espécie de selo na parte superior direita, indicando se a fonte é garantida ou não.

facebook-verfied-news
 
facebook-face_news
 

“Para links, levamos em conta a reputação do site e também os consultamos em bancos de dados de sites de malwares e phishing. Também buscamos o conteúdo no Google e no Bing, recuperamos pesquisas com alta confiança e resumimos esse link e mostramos para o usuário. Para imagens, como as de tweets, convertemos a imagem em texto, usamos os nomes de usuário mencionadas no tweet para obter todos as postagens do usuário e verificamos se o tweet atual já foi postada pelo usuário”, explicam os desenvolvedores.

Compartilhe:

Tags: #Geek