Mostra no MoMA revela trabalho de mestres da animação

Principais obras e algumas raridades são os atrativos da retrospectiva sobre os Irmãos Quay

Grandes expoentes da animação, os gêmeos Timothy e Stephen Quay deram vida a verdadeiros mundos de fantasia. Mais conhecidos como Irmãos Quay, os americanos nascidos em 1947 desenvolveram a arte do stop-motion com bonecos e objetos inanimados por mais de 30 décadas e inspiraram o trabalho de animadores como Terry Gilliam e Tim Burton.

Conhecidos por criarem ambientes sombrios raramente associados à animação, os irmão são homenageados, agora, com uma retrospectiva de sua obra no MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York.

A mostra reúne uma série de desenhos da dupla feitos especialmente para capas de livros e discos, além de colagens, gravuras, sets de filmagem e, claro, vídeos com suas animações em stop-motion – técnica de animação que junta vários fotogramas em uma sequência cinematográfica, dando a noção de movimento.

Chamada “Irmãos Quay, decifrando a receita do farmacêutico para fantoches que fazem leitura labial”, a exibição fica no museu até 7 de janeiro de 2013. Vale, ao menos, descobrir a obra dos irmãos, como o clássico “Street of Crocodiles” (1986), curta baseado no conto homônimo do polonês Bruno Schultz.

http://www.youtube.com/watch?v=0XXm4oXx7vM&feature=player_embedded#!

Por Redação