Oportunidade: premiação de inovações para uma indústria têxtil mais sustentável

Por: Catraca Livre

A Ashoka, em parceria com a C&A Foundation, representada no Brasil pelo Instituto C&A, lançou este mês o desafio Tecendo a Mudança, com o objetivo de mapear e premiar inovações que estejam promovendo uma indústria têxtil justa e sustentável. São diversas oportunidades: quem ganhar o prêmio principal receberá 50 mil euros, e dois outros vencedores receberão 20 mil euros cada. Além destes, também há prêmios para jovens blogueiros, jovens inovadores e para inscrições antecipadas, confira aqui! As inscrições estarão abertas até dia 18 de novembro de 2015 (para concorrer ao prêmio de inscrições antecipadas, inscreva-se até o dia 21/10/2015).

Edital premiará ideias mais sustentáveis

Embora haja uma preocupação crescente com a sustentabilidade e as condições dos trabalhadores dentro da indústria da moda, a mudança em grande escala tem demorado a se firmar. Para impulsionar essa transição, é essencial conectar e expandir as iniciativas que trabalham por mudanças sistêmicas neste setor. Portanto, o Tecendo a Mudança irá mapear inovações sociais pelo mundo todo, oferecendo ferramentas online para que se desenvolva uma rede colaborativa. Além disso, selecionará as iniciativas mais promissoras para receberem financiamento, os finalistas do desafio serão convidados a apresentar seus trabalhos para líderes da indústria na Conferência Fabric of Change, em 2016, na qual os vencedores serão anunciados.

O desafio é parte de uma série de atividades que serão desenvolvidas pela Ashoka em parceria com a C&A Foundation globalmente. A parceria também envolve a busca e seleção de empreendedores sociais que atuam na cadeia da moda. Dos 3500 empreendedores da rede da Ashoka (os chamados Fellows), cerca de 150 trabalham com projetos diretamente relacionados à indústria têxtil, o que permitiu que a organização social desenvolvesse um olhar especial para esse setor. Um deles é a Cooperativa Central Justa Trama fundada pela Nelsa Nespolo, que criou toda uma cadeia produtiva, do plantio da matéria prima à comercialização das peças produzidas, com base na economia solidária e no comércio justo.

Você tem uma iniciativa relacionada ao tema? Confira mais informações sobre o desafio e o formulário para inscrição no site.

Para atualizações veja a página do Changemakers no Facebook e no Twitter, siga #FabricOfChange.