Conheça os bonsais flutuantes

Entreter

Ouça: artistas criam playlist para comemorar o aniversário de SP

Por: Redação | Comunicar erro

O Catraca Livre, em parceria com a ONErpm, pediu para que grandes artistas da música brasileira escolhessem uma música que representasse o espírito da cidade de São Paulo. Assim, criamos uma playlist colaborativa para comemorar os 462 anos da pauliceia. Curta a seleção (clicando aqui ou no player) e veja abaixo o motivo das escolhas de alguns dos artistas.

Rodrigo Ogi
Beth Carvalho – Silêncio No Bixiga

“É uma composição do Geraldo Filme que homenageia o lendário Pato N’Água. Ele foi apitador da Vai Vai quando a escola ainda era um cordão, e depois diretor de bateria da escola, e foi assassinado por um grupo de extermínio (na época chamados de Esquadrões da Morte pelos jornais) – coisa que infelizmente ainda é muito comum em São Paulo até hoje. A harmonia é emocionante, a junção entre melodia e letra realmente passa o sentimento de pesar.”

Marcelo Nova
Marcelo Nova – Robocop (Ao Vivo No Boshoi)

“Escrevi “Robocop” quando, em 1990, uma garota que morava na Pompéia, chamada Adriana Caringi ficou refém de um assaltante dentro da própria casa. Com a polícia cercando a residência, foi dada a ordem de disparo para um atirador de elite. A bala acertou o bandido, atravessou sua cabeça e a de Adriana também, matando os dois ao mesmo tempo. No dia seguinte, todos os veículos de comunicação chamavam o policial de “assassino”. Eu, por outro lado, fiquei imaginando sua situação: um soldado sem treinamento, despreparado, comandado por pessoas igualmente despreparadas, que acabou fazendo exatamente o oposto do que ele gostaria de ter feito.
Esta para mim é São Paulo. Uma cidade caótica, imprevisível e insegura. Não escrevi sobre “Sampa” nem sobre a “terra da garoa”. Escrevi sobre a São Paulo real, na qual eu saio de casa de manhã e não tenho certeza se estarei de volta à noite. Na esquina da Ipiranga, onde cruza a São João. Tudo se move, acontece, menos no meu coração.”

Supla
Ira – Longe De Tudo

“Escolhi o Ira! por ser uma banda de São Paulo também. É uma banda me inspirou muito e cheguei a cantar junto com eles na época que o Tokyo foi lançado, tinhamos uma relação muito boa. Uma outra música que representa São Paulo muito pra mim é a minha própria “Sâo Paulo”, mas como é uma hidden track no disco Charada Brasileiro (2001), acabei escolhendo Longe De Tudo do Ira! – originalmente do disco Mudança de Comportamento (1985)- por representar a bandeira de São Paulo muito bem também.”

Jair Naves
Preciso Urgentemente Encontrar Um Amigo – Mutantes

“Um dos nomes mais expressivos da música paulistana cantando sobre a solidão típica das grandes metrópoles. Taí uma música que tem muito de São Paulo.”

Trupe Chá De Boldo
Tatá Aeroplano – Tudo Parado Na City

Rock Rocket
Laboratório SP – Crônicas

MC Soffia
MC Soffia – Brincadeira de Menina

Clemente
Inocentes – Pânico Em SP

 

Tulipa Ruiz
Ladeira da Memória – Grupo Rumo

Mattilha
Mattilha – Filho Da Pompéia

ZRM
ZRM – Cadillac Dinossauros

RZO
RZO – Você Já Sabe

Tom Zé
Tom Zé – Augusta, Angélica e Consolação

Rashid
Instituto & Kamau – Poesia de Concreto

Supercombo
Supercombo – Menino

MC Guimé
MC Guimé – Eu Vim Pra Ficar

Compartilhe: