Passeie pelos jardins de Monet

Aplicativo gratuito para iPhone reproduz virtualmente os locais que inspiraram as telas do pintor francês

reprodução – Banco de Imagens/Stock
A ponte japonesa de Monet.

Claude Monet apreciava os jardins que rodeavam sua moradia em Giverny, na França. A admiração foi tanta que o pintor francês sentiu-se inspirado o bastante para criar a série de óleo sobre tela, “Nenúfares”. Agora, mais pessoas poderão visualizar as belas paisagens que enriqueceram a coleção do impressionista: o aplicativo NYBG in Bloom [inglês] convida a todos para um passeio virtual.

A ferramenta, fruto da colaboração feita pelo New York Botanical Garden, o Metropolitan Museum of Art e a empresa de design Local Projects, permite que os visitantes conheçam as paisagens originais que serviram de pano de fundo para Monet. Além de uma visão geral sobre a área, ela também apresenta informações históricas e, logo após o passeio,  apresenta as pinturas que reproduziram o olhar do artista.

Outro destaque do aplicativo são os filtros “impressionistas”, algo como um Instagram feito por Monet. Ainda que o usuário não possa salvar estas fotos no seu iPhone, é possível enviá-las via e-mail para os amigos.

Por Redação