Plataforma auxilia usuários do transporte público a denunciar irregularidades

02/06/2015 13:17 / Atualizado em 18/02/2016 11:12

Plataformas colaborativa para denunciar irregularidades no transporte público
Plataformas colaborativa para denunciar irregularidades no transporte público

Por meio da plataforma colaborativa on-line Chega de Aperto, lançada em dezembro de 2013, o cidadão pode denunciar falhas, irregularidades e enviar fotografias para mostrar a situação daquela determina linha de metrô, trem, van, ou ônibus para outros usuários.

A pesquisadora Renata Amaral explicou que uma das frentes de trabalho do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) trabalha com pesquisas no transporte público. Então, entre 2013 e 2014, a ONG resolveu fazer um levantamento para identificar como estava a qualidade dos transporte coletivo, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

Somando todas as irregularidades encontradas nas quatro cidades pesquisadas, foram constatadas 630 referentes à lotação, segurança e falta de informação. “Começamos a nos debruçar sobre esse tema e vimos que o transporte público é considerado muito ruim pela maioria da população e ainda perde muito espaço para os veículos particulares, além disso as cidades são planejadas para os carros e não para esse tipo de transporte”, afirma a pesquisadora do IDEC.

Com o conceito de que o transporte público de qualidade é um direito de todos, garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, e que uma mobilização da sociedade civil pode mudar tudo isso, o instituto criou a campanha #ChegaDeAperto.

A partir daí surgiu a ideia para desenvolver uma campanha de promoção e de informação ao consumidor sobre seus direitos em relação ao transporte público, então, foi concebida a ideia da plataforma Chega de Aperto, que une denúncia e informação.

Renata contou o que o Idec espera com essa campanha: “A intenção é promover melhorias nos serviços, principalmente, nos pontos que foram identificados essas falhas e que os consumidores tenham maior conhecimento dos seus direitos”, destaca.

A ideia para criar a plataforma surgiu a partir de um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), que constatou a existência de 146 irregularidades no serviço prestado pelo metrô e ônibus, em São Paulo e Belo Horizonte, além de muitas outras regiões.

Confira a notícia, feita por Adriana Santana, na íntegra aqui.