Últimas notícias:

Loading...

Playstation 4 ou Xbox One? A disputa está acirrada e nós te ajudamos a escolher

Por: Redação
Reprodução
A diferença de tamanho é bem visível entre os consoles.

Com hardware poderoso, melhorias nos controles, sensores e com jogos ainda mais belos, Xbox One e Playstation 4 enfrentam mais uma batalha de gerações.

Ambos foram lançados em 2013 mas, até o fim de 2014, o console da Sony lidera as vendas com larga vantagem. O Playstation 4 vendeu 18.4 milhões de unidades mundialmente, enquanto o Xbox One, da Microsoft, vendeu 10 milhões de unidades, segundo NPD Group.

Como sempre, a cada nova geração de videogames, o gamer fica na dúvida entre qual console comprar. Seja por preço, por jogos exclusivos, hardware ou funcionalidades que cada um oferece.

Pensando nisso, fizemos um comparativo entre os dois consoles concorrentes diretos desta geração para te ajudar a decidir qual deles comprar.

Preço

Ambos os consoles veem acompanhados do básico – cabo de alimentação, cabo HDMI, headset, um controle e o console. A exceção está para o kit com Kinect do Xbox One que acompanha o sensor. Apesar dos preços salgados, é possível encontrar os consoles por valores menores de importadores. Entretanto, não aconselhamos a compra por estes canais por não possuírem garantia oficial das marcas no Brasil, podendo se tornar em uma grande dor de cabeça na hora de um possível defeito de fábrica.

Design

Ambos possuem a carcaça dividida entre plásticos brilhantes e foscos. O PS4 é o menor e possui linhas agressivas, cortes e uma barra de luz que divide o console.

Reprodução
O playstation 4 é o menor da disputa e conta com uma linha de led dividindo o aparelho

Já o xbox One, aposta num visual tradicional  e maior, apoiado na ideia de ser o centro multimídia da casa. Ambos possuem botões touchscreen e não possuem gaveta para os discos.

iStock
O Xbox One é maior e aposta na ideia de ser a central multimídia da casa

Controles

Ambos os controles são confortáveis de se jogar mas possuem algumas funções diferenciais, principalmente no PS4.

iStock
Crédito: Serdar BayraktarO Dualshock 4 é o primeiro controle totalmente remodelado desde o lançamento do Playstation original.

Para o Dualshock 4, a Sony melhorou a ergonomia implementou um led na parte superior que pode indicar qual jogador o controle representa, nível de energia do personagem, por exemplo. Há também um alto falante, um sensor de seis eixos, um touchpad e um botão para compartilhamentos.

iStock
O controle do Xbox One mantém o padrão da geração anterior com alguns ajustes para melhor pegada e acionamento de botões.

Já o controle do Xbox One, mantém sua ótima pegada, possui algumas mudanças de design e uma nova função de vibração independente no gatilho. Uma boa mudança foi feita no direcional digital, na tentativa de corrigir o antigo D-pad do Xbox 360.

O uso dos controles é uma questão de hábito e é fácil se adaptar a eles. A grande vantagem do Dualshock 4, é que ele possui bateria interna, o que dispensa a compra de pilhas ou baterias, como no Xbox One.

Interface e rede online

Quanto a Xbox Live e Playstation Plus, a Live Gold tem preço oficial de R$ 119 e a Playstation Plus de R$ 99. Ambas permitem que se jogue online, crie grupos de conversa e jogos são liberados para download gratuitamente de forma periódica. A playstation Plus tem a vantagem de liberar jogos mais expressivos que a Live.  Ambos os consoles possuem apps como Netflix, Crackle, Hulu Plus, Redbox e aplicativos próprios de música e vídeo.

Kinect e PS Camera

O Kinect é um grande diferencial do Xbox One. O sensor da Microsoft tem mais funções e com ele pode-se ligar ou desligar o console, abrir jogos, aplicativos, se logar por reconhecimento facial, além é claro, de possuir uma gama de jogos para uso exclusivos para jogar com o sensor. O Playstation 4 não tem muito a oferecer em termos de interação com o sensor. Para a Sony, o Playstation Camera não tem a mesma relevância e não possui muitas funções. Há o PlayRoom, um jogo de realidade aumentada bastante simples, fora isso não há muito a ser explorado.

Porém, dependendo do uso, o sensor é dispensável e acaba sendo deixado de lado após pouco tempo de uso. Neste caso, a economia no pacote, caso opte por não comprar o Kinect, é relevante.

Jogos exclusivos

Agora o ponto mais importante e influente na compra dos consoles, os jogos exclusivos. Cada console possui uma serie de jogos exclusivos do console que carregam uma legião de fãs desde os primeiros lançamentos.

O Xbox One ganhou maior variedade de jogos exclusivos em seu lançamento como, “Ryse: Son of Rome”, “Dead Rising 3”, “Forza Motorsport 5” e “Killer Instinct”. O Playstation 4 também possui títulos de peso bastante conhecidos mas que ainda não foram lançados para a nova geração como “God of War”, “Gran Turismo” e “Uncharted 4”.

Abaixo uma breve lista com alguns jogos exclusivos já lançados para cada console:

Playstation 4Xbox One
The Order 1886Forza Motorsport 5
BloodborneDead Rising 3
The Last of Us Ryse: Son of Rome
Killzone 4Killer Instinct
DriveclubTitanfall
Little Big PlanetSunset Overdrive

Agora é escolher um e começar a jogatina!

Compartilhe: