Rio escolhe sugestões inovadoras para melhorar a cidade

Depois de receber milhares de ideias, enviadas pela população para melhorar a cidade, a prefeitura do Rio escolheu 26 delas e promete experimentá-las, em fase piloto, ainda nesse semestre.Uma delas cria um alarme toda a vez que um idoso ou pessoa com deficiência entra no ônibus. Com isso, quem estiver ocupando o assento é alertado para sair do lugar.

A eleição foi realizada em parceria com o Benfeitoria, um site de mobilização para patrocínio de projetos.
Veja as algumas das ideias escolhidas:

1. Alarme de assento preferencial incentiva gentileza no transporte público. O projeto visa instalar dispositivos com um botão sonoro que avisa aos passageiros do ônibus ou do metrô que pessoas com necessidades especiais entraram e precisam se sentar.

2. Troca de lixo reciclável por créditos em bilhetes de metrô com base num projeto da China. A ideia é instalar máquinas em estações do metrô para trocar garrafas PET, latas de alumínio e outros materiais recicláveis por descontos nas passagens.

3. O “lixuveiro” – lava-pés que serão instalados na orla carioca para serem acionados quando o usuário depositar resíduos na lixeira. O chuveirinho dispara água automaticamente assim que o banhista deposita o lixo na caçamba. A ideia é recompensar a ação para uma cidade mais limpa.

4- Instalação de estantes para troca de livros, jornais e revistas em praças e estações de transporte público. O objetivo é incentivar as pessoas ao hábito da leitura. O projeto deve ser acompanhado de uma campanha de incentivo à leitura, além de um aplicativo que informe a localização desses postos.