Saiba organizar a casa para evitar acidentes com o animal de estimação

Fios soltos pelos corredores, janelas sem telas e produtos de limpeza mantidos em lugares impróprios são alguns dos fatores que podem causar acidentes com o seu animal de estimação.

Cozinha pode esconder diversos perigos para o pet. Não deixe que ele descubra

Segundo Valéria Pires Correa, diretora técnica do Grupo Pet Center Marginal, o pet precisa de proteção assim com um filho pequeno. “A criança tem sempre um adulto por perto. Já o bicho de estimação passa muito tempo sozinho, sem supervisão”, explica. Portanto, sua segurança precisa ser bem planejada e a casa adaptada para que ele não se machuque.

Confira a seguir algumas dicas para adaptar a casa e proteger seu cachorro ou gato:

Produtos de limpeza – Todo tipo de material químico deve ser mantido fora do alcance dos pets. Assim como os remédios, os produtos de limpeza devem ser guardados em um armário fechado, no alto. “Uma lambida já pode causar queimadura na língua, estômago ou esôfago e evoluir para um quadro bem grave. Dependendo do líquido ingerido, pode levar o animal ao óbito”, alerta Janaina Reis, que também é veterinária do SalvaCão, projeto que ajuda animais de rua ou em situações de mau-tratos e violência. Segundo a profissional, os aromatizantes devem ser evitados dentro de casa, já que eles podem causar uma bronquite alérgica nos animais.

Uma simples lambida no produto químico pode levar o animal ao óbito

Fios – Gatos gostam de brincar com fios e, ao encontrarem um cabo solto, podem encará-lo como um brinquedo, sofrendo risco de enforcamento. Fios desencapados e extensões também podem causar um curto-circuito ao terem os animais interagindo com eles. O ideal é agrupar os cabos e deixá-los mais discretos na decoração, de preferência fora do alcance dos animais.

Tomadas também devem ser protegidas com protetores, pois os filhotes são muito curiosos e podem ser eletrocutados, caso não haja este cuidado.

Janelas – Muitos animais ficam com medo de fogos de artifício e trovão, e é muito comum que, no desespero, eles tentem pular do prédio ao ouvir o barulho. “Gatos gostam de ficar no beiral da janela. Por mais que estejam acostumados, um inseto ou passarinho pode chamar sua atenção e ele pode se desequilibrar”, diz Valéria. A profissional lembra que mesmo os felinos podem se machucar ao cair de um lugar alto. Para evitar uma fatalidade, é preciso colocar grades ou telas.

Veja outras dicas para proteger seu animal dos perigos da cozinha, do portão e das latas de lixo.