Saiba se a sua foto é inesquecível com a nova ferramenta do MIT

Pesquisadores do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT) criaram uma ferramenta online que detecta o quão marcante é uma foto. O recurso mostra um mapa de calor que identifica as partes mais notáveis de uma imagem: a cor vermelha indica que a região é mais memorizável e a azul revela os locais menos memorizáveis.

O algoritmo analisa a fotografia e determina uma pontuação a partir da escala de 0 a 1. Ou seja, uma pontuação acima de 0,9 significa que a imagem é praticamente inesquecível. Faça o teste com a sua própria foto neste link.

A foto de Jay Z e Beyoncé recebeu a pontuação 0,784
Créditos: Heloisa
A foto de Jay Z e Beyoncé recebeu a pontuação 0,784

Para desenvolver a ferramenta, os cientistas fizeram uma série de testes que determinaram como os seres humanos memorizam fotografias. Eles exibiram diversas imagens (algumas repetidas) e pediram aos participantes para pressionar um botão toda vez que visualizassem uma foto que já tinham visto. A partir disso, os pesquisadores encontraram uma correlação de 0,68 pontos entre as respostas e a taxa real de repetição da imagem.

Após os testes, a equipe do MIT criou o algoritmo usando uma rede neural convolucional (CNN, em inglês), um conjunto de neurônios artificiais concebidos por meio do arranjo de células neurais no córtex visual. Os pesquisadores alimentaram o novo algoritmo com milhares de imagens para avaliar a capacidade do recurso. Cada uma delas recebeu uma “pontuação de memorização” com base na pesquisa com seres humanos.

O estudo, além de provar a capacidade de assimilação do algoritmo, permitiu identificar quais características de uma fotografia são responsáveis ​​pela sua memorização.