CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Software livre e códigos abertos podem ser o futuro da moradia mundial

Por: Redação

A moradia é um problema no mundo todo. Além de não existirem condições dignas para todos, há muitas aglomerações irregulares, como favelas, e construções sujeitas a desastres naturais. As casas modulares, criadas nos anos 1950, já foram uma solução, mas qual é o próximo passo?

Para um grupo de pesquisadores da SketchThis.NET, uma empresa de design de interiores, é na impressão em 3-D e no livre compartilhamento de dados que está o futuro da moradia. Trata-se, basicamente, de montar casas em vez de construir. E de compartilhar isso com o maior número de pessoas.

O grupo projetou uma estrutura chamada Wikihouse, que pode ser encaixada sem que sejam necessários mais de 100 parafusos. As paredes modulares ainda são móveis, e os cômodos podem ser facilmente reorganizados, assim como o encanamento e as instalações elétricas.

Todo o projeto foi concebido no Sketchup, programa desenvolvido pela empresa em parceria com o Google. Um modelo completo, de software livre, o Wikihouse Open Source Construction Kit, está disponível na internet. Segundo seus criadores, qualquer pessoa pode construir uma moradia, basta gastar um pouco de dinheiro com madeira e aprender a cortá-la.

Quem quiser saber mais sobre o tema pode conferir uma entrevista feita com seu criador, Eric Schimelpfenig, no Fast Company.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.