Entreter

VÍDEO: ‘Uber humano’ deixa outra pessoa sair de casa no seu lugar

Por: Redação | Comunicar erro

Fazer compras, caminhar pelo bairro, ir a eventos sociais… Fazer todas essas atividades que envolvem sair e interagir com o mundo dão preguiça de vez em quando, pode confessar. Eis que um pesquisador Jun Rekimoto encontrou uma tecnologia que permite realizar tudo isso sem deixar sua casa: a ChameleonMask (vídeo acima), que já foi apelidada de “Uber humano”.

O aparato funciona de forma simples: basta você pedir para alguém colocá-lo na cabeça e ativar seu próprio rosto em uma tela frontal. Ou seja: alguém fisicamente vai a um lugar por você, mas o rosto que aparece – e que fala – é o seu. Você acompanha tudo em tempo real, virtualmente (pergunta: você alugaria o serviço de um desconhecido como o corpo físico do seu avatar?).

Brincadeiras com a preguiça de sair de casa à parte, a ideia tem uma pegada “Black Mirror” que já preocupa muita gente: estaremos caminhando para um futuro onde delegamos aos outros viver o mundo por nós? Rekimoto garante que a sua tecnologia torna encontros entre dois conhecidos separados por grandes distâncias em uma dinâmica “mais natural”. Será?

Inteligência artificial está fazendo o final de ‘Game of Thrones’

Compartilhe: